Seduc realiza Formação Continuada em Direitos Humanos




A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem desenvolvendo um conjunto de ações voltadas para a capacitação docente e para a formação de gestores. Através do Centro de Formação do Servidor Antonino Freire - CFAF, a Seduc oferece qualificação profissional na área de ensino para melhorar cada vez mais o currículo daqueles que têm um papel fundamental na formação dos futuros cidadãos: os professores. Pensando assim, está previsto para iniciar no mês de março o Curso de Formação Continuada em Direitos Humanos.


O curso tem o objetivo de contribuir para a formação dos docentes da educação básica a ter clareza sobre a história e importância dos Direitos Humanos quanto ao ordenamento jurídico e outras legislações desta temática, na perspectiva relacionar o estudo teórico às práticas na educação escolar quanto aos direitos humanos e suas abordagens e como a educação em direitos humanos pode transformar as atuais desigualdades sociais no contexto nacional e global. 

A formação é destinada a 40 cursistas, dentre eles professores e educadores das Gerências Regionais de Ensino de Teresina. O curso tem carga horária de 120 horas e será ministrado pelos formadores Maria do Amparo Veloso (GID) e Prof. Raimundo Sousa (CEFAF).  Os interessados podem se inscrever através do site https://www.cefaf.pi.gov.br/, a partir do dia 12 de fevereiro. O curso é gratuito, presencial, as aulas vão acontecer às terças-feiras, no turno manhã, no Centro de Formação Antonino Freire.

Para Luiza Solano, gerente de Inclusão e Diversidade (GID) da Seduc, o curso contribui significativamente na educação do estado. "Educar em direitos humanos é educar nossos estudantes, professores e demais servidores para que reconheçam o outro como seu semelhante, que tenham o espaço escolar (trabalho) como um ambiente de valorização da diversidade humana, da pluralidade, do respeito, tornando-se assim um espaço que acolhe e cuida, livre de preconceitos e discriminação", finaliza Luiza.