CAS realiza oficinas em comemoração ao Dia Nacional do Surdo

 

O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas Surdas (CAS) realizou nesta quarta-feira (25) diversas oficinas para marcar o Dia Nacional do Surdo, comemorado nesta quinta-feira (26) de setembro. As formações foram voltadas aos alunos surdos, alunos cursistas, familiares de surdos e comunidade em geral.

 

A diretora do CAS, Raquel Andrade, explica que o encontro contribui bastante para a socialização dos surdos. "O nosso objetivo no CAS é educar o sujeito, visando a constituição de sua identidade no âmbito social, político e cultural da sociedade. É oferecido também um serviço de educação especial para apoiar e complementar os serviços educacionais oferecidos aos surdos nas escolas normais, viabilizando a construção da educação inclusiva", afirma.

 


Foram realizadas oficinas de Letramento, Literatura Surda Infantil, Confecção de Material Pedagógico, Escrita de Sinais, Competências Tradutoriais na Libras. Cerca de 300 participantes, dentre alunos surdos, alunos cursistas, familiares de surdos e comunidade em geral participaram das atividades.

 


O CAS também realiza dezenas de cursos de formação. Para o segundo semestre são 500 vagas para os cursos de Iniciação à Língua Brasileira de Sinais - Libras I, Libras Intermediário (II), Prática de Libras, Libras Avançado, Formação de Instrutores para Surdos (FIS) e Formação de Tradutor Interprete de Libras - TILS.

 


A Federação Mundial dos Surdos celebra o Dia Internacional do Surdo no dia 30 de setembro, mas no Brasil o dia 26 de setembro foi instituído em alusão à data que lembra a inauguração em 1857 da primeira escola para surdos no País, o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).