EFAS participam de Encontro de Agroecologia

 

Com o intuito de discutir e divulgar a Agroecologia do Estado, a Emater realiza o III Encontro Piauiense de Agroecologia em Teresina. O evento é realizado pela Emater, em parceria com a Articulação em Rede Piauiense de Agroecologia - ARREPIA, e envolve estudantes das Escolas Família Agrícola - EFAs, agricultores e entidades de todo o estado e acontece até hoje (25), no Centro de Treinamento do Emater Teresina-PI.

 

A agroecologia é uma ciência que fornece os princípios ecológicos básicos para o estudo e tratamento de ecossistemas, tanto produtivos quanto preservadores dos recursos naturais, e que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis, proporcionando assim, um agroecossistema sustentável. A abordagem agroecológica da produção busca desenvolver agroecossistemas com uma dependência mínima de insumos agroquímicos e energéticos externos.


 

Para o estudante Miguel de Araújo, do 2º ano do curso de agropecuária da Escola Família Agrícola Serra da Capivara - EFASC, o encontro está sendo muito importante para sua aprendizagem e vida profissional. "Conteúdos sobre produção, manejo e comercialização dos produtos oriundos da Agroecologia são extremamente necessários", comenta.  


Esta ciência conserva e amplia a biodiversidade dos ecossistemas, tendo em vista o estabelecimento de numerosas interações entre solo, plantas e animais, ampliando a autorregulação do agroecossistema da propriedade. Assegura as condições de vida do solo que permitam a manutenção de sua fertilidade e o desenvolvimento saudável das plantas, por meio de práticas como: Cobertura permanente do solo (viva ou mülching), Adubação verde, Proteção contra os ventos, Práticas de conservação do solo (controle da erosão), Rotação de culturas, Consorciação de culturas, Cultivo em faixas, entre outras.


 

"Acredito na agricultura familiar e sobretudo na Agroecologia e para nós, da EFA Serra da Capivara, é de grande importância a participação de nossos alunos nestes eventos, vivenciando na prática e também mostrando a importância da Agroecologia na vida das pessoas, conteúdos que estão  vivenciando na EFA", disse a diretora da escola, Sônia Bonfim.