18ª GRE divulga boas práticas do Programa Jovem de Futuro

A 18ª Gerência Regional de Educação (GRE) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, na última sexta-feira (20), um Encontro de Boas Práticas do Programa Jovem de Futuro. O momento reuniu supervisores municipais, diretores e coordenadores pedagógicos das 42 escolas de Ensino Médio da gerência.

Realizado no Centro Integrado de Educação Especial (CIES), o encontro serviu como troca de experiências e o reconhecimento das escolas que estão com o trabalho mais desenvolvido no tocante ao Jovem de Futuro.

A Coordenadora de Ensino e Aprendizagem da 18ª GRE, Rosa Maria Vilanova, aproveitou o momento para apresentar o projeto "Se liga no Saeb" e orientar os gestores da importância da mobilização.

"O Jovem de Futuro, um programa do Instituto Unibanco em parceria com as secretarias estaduais de Educação, oferece diferentes instrumentos que dão suporte ao trabalho de gestão das escolas e das redes de ensino, como assessoria técnica, formações, análises de dados e o apoio de sistemas tecnológicos especialmente desenvolvidos para ele. O programa também estimula as trocas de experiências entre os gestores nele envolvidos, de forma a contribuir com o fortalecimento dos conhecimentos instalados e produzidos em cada rede parceira", destaca a coordenadora.

Experiência exitosa

Durante o momento de formação, o diretor da Unidade Escolar Afonso Mafrense, de Altos, Onofre Gomes, junto com os alunos do 3° ano do Ensino Médio, Caio Carneiro e Ayrllan Barbosa, apresentaram o jogo criado pelos estudantes batizado de "THE holy library" (a biblioteca sagrada).

"Esse jogo foi desenvolvido pelos alunos com o objetivo de trabalhar os descritores da Matriz de Referência e revisar o conteúdo das disciplinas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Ele proporciona batalhas ou disputas entre salas e escolas e está incentivando os alunos a buscarem nessa ferramenta o aprendizado", relata o diretor.