Estudante do PI participa do Parlamento Jovem em Brasília

O estudante Sérgio Correa de Almeida Filho, aluno do 3° ano do Ensino Médio da U. E. Letícia Macêdo, de Anísio de Abreu, já está em Brasília participando da 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro - PJB, programa desenvolvido pela Câmara dos Deputados do Brasil, que tem como objetivo aumentar o engajamento dos estudantes nos processos democráticos através da participação de uma simulação das atividades da Câmara dos Deputados.

Sérgio; seu professor Welson Dias, que o orientou no trabalho; e Márcia Rejane, representante da Coordenação Estadual do Programa no Piauí, estão na capital Federal desde domingo (22) e, nesta segunda (23), já começaram a participar das atividades do parlamento, na preparação dos trabalhos das comissões no Auditório Nereu Ramos.

Este ano, a edição reúne 78 alunos de escolas públicas e particulares de todo o país, com idades entre 16 e 22 anos. Eles representarão os 26 estados e o Distrito Federal, distribuídos de maneira proporcional, como nas eleições oficiais.

Nesta seleção dos participantes, os alunos elaboram um projeto de lei, de tema livre, com propostas de melhorias para o país. O projeto de Lei de Sérgio define que as escolas disponibilizem dispositivos digitais para alunos do ensino Médio contendo os livros didáticos e literários, aumentando a mobilidade, eficiência e diminuindo percalços que os livros físicos trazem. Para que isso seja possível, determina também a criação do Acervo Online do Livro Didático (AOLD), plataforma que armazenará tal material, em parceira com o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Durante o programa, os estudantes participarão de atividades como formação de partidos políticos, posse como deputados, eleição da Mesa Diretora e das presidências das comissões, reunião partidária, elaboração de pareceres e sessão plenária.

Na abertura do evento, o diretor de Recursos Humanos da Câmara, Milton Pereira Filho, destacou a importância dos estudantes aprenderem sobre o processo legislativo e sobre os diversos canais de participação da sociedade no Parlamento brasileiro. "Levem consigo também o conhecimento da forma de se participar do processo legislativo. A participação da sociedade é fundamental dentro do Legislativo", afirmou.

O Parlamento Jovem Brasileiro é uma oportunidade única para os estudantes de Ensino Médio vivenciarem na prática, por uma semana, o trabalho dos deputados federais, elaborando projetos de leis e debatendo na Câmara dos Deputados temas de grande importância para o nosso país.

*Com informações da Agência Brasil