Seduc desenvolve atividade de valorização da vida em União

Profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizaram, nesta quinta-feira (19), diversas atividades para enfatizar a importância e a beleza de viver. As ações do projeto aconteceram no Centro Estadual de Educação Profissional Rural (CEEPRU) Manoel Otávio, localizado em União, e envolveram toda a comunidade escolar.

O grupo motivacional foi composto pelas equipes da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) da Seduc, Gerência de Inclusão e Diversidade, Núcleo de Atenção Psicossocial, com psicóloga e assistente Social da 18ª Gerência Regional de Educação (GRE) e pelo artista Valdsom Braga.

Foi apresentada a dramatização "O Pescador de Sonhos", peça que consiste na metáfora da necessidade de respeitarmos a lagarta e o seu tempo de casulo para que desabrochem as borboletas, os sonhos, o amor à vida e ao outro. A peça abordou ainda o uso das tecnologias e a necessidade de que elas não substituam o contato com amigos e a realidade.

Segundo a diretora da UGIE, Ana Rejane, as atividades realizadas na escola integram um conjunto de ações que objetivam valorizar a vida, elevar a autoestima de alunos e professores, reforçar a necessidade de cuidar do outro e respeitá-lo como condições para o exercício da cidadania e para um clima favorável ao processo de ensino.

"A vida é maravilhosa porque podemos interagir com as pessoas, buscar apoio e replicar carinho e alegria. O dia foi especial. Construímos nosso barco, identificamos parceiros, navegamos pelo mundo, pescamos os sonhos, vimos que o tesouro está em cada um com suas diferenças e semelhanças. Dançamos, sorrimos e vamos seguir na vida", enfatiza a diretora.