Escolas do interior em ações chamam atenção para a vida

Em um mês de conscientização sobre a valorização da vida, escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se mobilizam para debater o tema e salvar vidas. No município de Novo Oriente, que fica a cerca de 220 km de Teresina, alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, da  Unidade Escolar Senador Chagas Rodrigues, realizaram uma série de atividades em alusão ao Setembro Amarelo sob orientação das professoras Treyce Ohana e Maria da Cruz Sousa.

A própria Seduc, desde o início do mês, abriu uma programação de visita às escolas junto com a equipe do projeto Educação Pela Vida. A proposta surgiu para sensibilizar alunos, professores e gestores em relação ao tema. Nesta quinta-feira (19), a equipe composta por técnicos da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), da Gerência de Inclusão e Diversidade (GID) e do Núcleo de Atenção Psicossocial (Nuapsi) e respectiva Gerência Regional de Educação (GRE), esteve na cidade de União, no Centro Estadual de Educação Profissional Rural (CEEPRU) Manoel Otávio.

São com apresentações de teatro, música, dinâmicas e depoimentos que o público-alvo é tocado a falar seus problemas e procurar ajuda. E foi exatamente dessa forma que os estudantes da Unidade Escolar Senador Chagas Rodrigues, em Novo Oriente, fizeram. Na noite desta quarta-feira (18), após as apresentações e um bate-papo com a psicóloga do município, Mara Isidora, eles abriram espaço para um momento de escuta dos jovens, que se sentiram à vontade para uma reflexão acerca dos problemas individuais e em seguida montar um mural com depoimentos.

"O projeto de prevenção ao suicídio foi espetacular e despertou o interesse dos alunos por se tratar de um tema muito relevante. E o mais importante de tudo, foi que os alunos buscaram conhecer mais sobre o tema, como origem, causas e prevenção para enriquecer as apresentações. Além disso, percebi que o evento os levou a refletir sobre a forma como tratam seus colegas e sobre o que sentiam. Conseguimos fazer com que eles expressassem seus sentimentos, alguns o fizeram de forma oral, outros de forma anônima e escrita.  Percebemos que precisamos olhar para os nossos alunos tentando compreender o que eles sentem e o que os levam a tomar determinadas atitudes e comportamentos, só assim poderemos ajudá-los", relata a professora, uma das idealizadoras do projeto, Treyce Ohana.

Já em União, no CEEPRU Manoel Otávio, alunos, professores e gestores trocaram relatos sobre a beleza que é viver. O artista Valdsom Braga, que também faz parte do Projeto Educação Pela Vida, apresentou o monólogo Pescador de Sonhos. "É por meio das apresentações artísticas que conseguimos atingir as pessoas e levar nossa mensagem", diz o ator.

O projeto Educação Pela Vida também já passou pela Unidade Escolar Modestina Bezerra, na zona sudeste de Teresina. Na oportunidade, além da apresentação teatral, a Psicóloga Raquel Vilarinho esclareceu sobre o tema e tirou dúvidas.

SOBRE O PROJETO EDUCAÇÃO PELA VIDA

A Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) da Seduc, junto com a Gerência de Inclusão e Diversidade (GID) e o Núcleo de Apoio Psicossocial (Nuapsi) estão à frente da programação que se estende o ano todo e não apenas no mês denominado amarelo, que tem como foco campanhas educativas de valorização da vida. A abertura oficial foi no dia 10, dia mundial de prevenção ao suicídio, com os servidores da Seduc.

Junto às ações do projeto Educação Pela Vida está a peça "Quem me roubou de mim?". Apresentado aos estudantes da rede, o monólogo chama atenção, de acordo com o próprio autor e intérprete, Valdsom Braga, para a libertação dos cárceres que aprisionam e impedem as pessoas de serem os autores das próprias histórias. Na peça, o personagem escuta vozes de quatro pessoas que são representadas por máscaras. São essas vozes que causam traumas e crises depressivas no personagem, que passa por um processo de metamorfose até se libertar do estado depressivo.

Nas escolas, além da apresentação, o artista Valdsom Braga realizará um workshop de jogos teatrais que tem como objetivo possibilitar uma reflexão sobre o estado emocional. "Nesse processo descobrimos que precisamos cuidar do outro. Fico feliz em ver a resposta do público com o espetáculo e tenho certeza que muitas coisas boas virão nos próximos dias em contato direto com o aluno", diz o ator.

No dia 12, três escolas do bairro Anita Ferraz, jurisdicionadas à 20ª GRE receberam as atividades do projeto.

Durante esta última quinzena do mês de setembro, outras atividades, como a conferência Educação Pela Vida e rodas de conversa, estão sendo realizadas em todas as escolas da Seduc.