Alimentação e nutrição são temas de palestras em escola



Manter uma dieta balanceada e saudável é fundamental para o bem-estar em todas as etapas da vida. Durante a fase da infância, quando o organismo está em pleno desenvolvimento, a alimentação exerce um papel ainda mais importante. Porém, fazer a criançada consumir alimentos ricos em vitaminas e nutrientes necessários, como frutas, verduras e vegetais, diante de um universo irresistível de produtos industrializados, não é uma tarefa nada fácil. Principalmente quando o assunto é planejar o cardápio semanal da merenda escolar com a correria do dia a dia.


Diante desta realidade, a nutricionista da 19ª Gerência Regional de Educação, Iracelma Lopes, realizou nesta quarta-feira, 18, no CEJA Maria Rodrigues das Mercedes, a palestra com o tema "Alimentação saudável" para cerca de 80 alunos.

Na oportunidade, a nutricionista falou do conceito de fome, o papel dos alimentos em nossas vidas, substituições alimentares, além das mudanças realizadas a partir do Decreto Estadual n° 47.557, instituído em 18 de dezembro de 2018, que visa estimular, dentro das escolas, a formação de hábitos saudáveis de alimentação em crianças e adolescentes e, extensivamente, em suas famílias e comunidades.


A diretora da escola, Raimunda Soares Pimentel, ressaltou a importância deste tipo de orientação nutricional. "Temos alguns alunos que insistem em comprar lanche fora da escola, através do portão, consumindo coca-cola, hambúrguer e outros alimentos. Procuramos a nutricionista para ajudar a desenvolver uma conscientização de alimentação mais saudável, e mostrar que certos alimentos são maléficos a nossa saúde", afirma a diretora.

Os alunos foram receptivos e participaram fazendo muitos questionamentos e expondo dúvidas sobre a alimentação durante a palestra.