Alunos realizam projeto para diminuir aquecimento global

O aquecimento global é uma das grandes preocupações atuais no mundo, por isso a causa mobiliza muitas entidades, instituições, órgãos e escolas, pois por meio da educação é possível tentar reverter o quadro. Na rede de ensino público estadual o tema é debatido constantemente e, nesta quinta-feira (19), no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Moaci Madeira Campos, na zona sul de Teresina, alunos receberam a bióloga e ambientalista Teresa Cristina Faustino, que contribuiu para a conscientização dos estudantes em relação ao meio ambiente.



"Nos preocupamos com o meio ambiente e esse problema do aquecimento global. Com esse projeto podemos deixar o mundo um pouco melhor. Por que se preocupar só com uma pessoa se eu posso fazer por mim e por outros?", questionou uma das autoras do projeto, Maria Cristina Campelo.


A atividade faz parte das ações do Projeto Green World, desenvolvido pelos próprios alunos, que tem como objetivo alertar os jovens em relação ao problema do aquecimento global. Os alunos da 1ª série do Ensino Médio, Maria Cristina, Cassia Helen, João Guilherme e Ana Rovertas, participam como alunos protagonistas. Estimular o trabalho em equipe com todos os integrantes da escola usando métodos sustentáveis é uma das missões deles.




Desde o início do mês eles procuram meios para a inibição do aquecimento global e, sobretudo, de respeito ao meio ambiente. Economizar água, descartar o lixo no lugar correto, reutilizar alimentos naturais como adubo para a horta, reutilizar água dos condicionadores de ar e da pia para lavar banheiros e pátio e plantar árvores são alguns do métodos disseminados pelos alunos para que sejam usados por todos.



"Esse projeto foi uma iniciativa dos nossos alunos, que se viram preocupados e queriam uma mudança em relação à natureza. Com a finalidade dos outros alunos terem uma consciência do quanto é importante cada um fazer sua parte para que assim possam ajudar a preservar o meio ambiente. A equipe gestora da escola deu todo o apoio e ajudou na busca de mudas e limpeza do local para o plantio que vai ser aqui na escola no próximo sábado. Também ajudamos na na divulgação com as outras turmas e na execução de palestras", explicada a coordenadora pedagógica da escola, Verbena Roque.