Diretores começam a responder questionários do SAEB


Diretores de escolas e secretários de Educação têm até dia 21 de outubro para responder os questionários do SAEB 2019. Esse primeiro passo com os gestores tem o objetivo de coletar informações sobre aspectos da vida escolar, do nível socioeconômico e cultural, formação profissional, práticas pedagógicas, formas de gestão, recursos disponíveis, infraestrutura, dentre outros.

Pela primeira vez em formato eletrônico, o questionário é desenvolvido e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O Inep já enviou o link que permitirá o acesso aos questionários para os diretores de escolas de educação básica dos 5.570 municípios brasileiros.

Os diretores serão orientados a solicitar que os professores dessas escolas também o respondam. Uma amostra de diretores de escolas da Educação Infantil, que será avaliada pela primeira vez na edição de 2019, também receberá o acesso para responder aos questionários, ainda como estudo-piloto.





ESTUDANTES

Os testes direcionados aos alunos começarão a ser aplicados nas escolas, no dia 21 de outubro. As avaliações de Português e Matemática serão para todos os estudantes de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª e 4ª série do Ensino Médio.  Para preservar a comparabilidade e a série histórica do Saeb, o conteúdo será baseado na matriz vigente. 

Em 2019, uma amostra de estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas fará os testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas com referência na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017. Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, também serão avaliados pela primeira vez.



SE LIGA NO SAEB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou nesta terça-feira (17) o programa "Se Liga no Saeb".  O Programa contará com várias ações que ajudarão os alunos da rede a se habituarem  com o Sistema de Avaliação e nortear as escolas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e a equipe da Seduc sobre como trabalhar, mobilizar e engajar todos os atores que farão parte do processo de avaliação do Saeb.