Teatro estimula consciência ambiental na escola



Na rede estadual de ensino, as práticas voltadas à educação ambiental ganham destaque a cada ano, por meio de iniciativas que fazem parte do dia a dia dos alunos, que desenvolvem o assunto em conteúdos teóricos e práticos.


Um dos exemplos é o da Unidade Escolar Melvin Jones, localizada no bairro São João, jurisdicionada à 20ª Gerência Regional de Educação. A unidade realizou, na manhã desta quarta-feira (18), a peça de teatro sobre a preservação das árvores para alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A peça foi realizada pelo grupo Utopia e dirigida pelo diretor do grupo de teatro Francisco de Assis. A apresentação ocorreu de forma descontraída e divertida, e contou com a interação dos alunos. Temas como o consumo descarte incorreto e desperdício de água também são abordados pelos atores.


Segundo a coordenadora pedagógica, Sandra Valéria, o teatro dentro da escola tem a função de integrar, socializar e acima de tudo trazer autoexpressão e autoconhecimento ao aluno, seja no ambiente pedagógico ou artístico, indo além dos limites da sala de aula.

"As crianças se encantaram. Percebemos que elas ficaram bastante preocupadas com a questão ambiental. É muito mais fácil desenvolver a sensibilidade e o amor pela natureza em uma criança. Se fizermos isso, sabemos que teremos uma geração mais preocupada com o meio ambiente", relata a coordenadora, Sandra Valéria.

A escola Melvin Jones coloca sempre em pauta projetos que proporcionem o ensino tradicional atrelado a novas formas de conhecimento de mundo, em especial, a educação ambiental.