Alunos de escola pública lançam livro no Salivag

Alunos da Escola Estadual Pedro Evangelista Caminha, de Geminiano-PI, lançam seu primeiro livro no Salão do Livro do Vale do Guaribas (Salivag), realizado em Picos, entre 11 e 15 deste mês. O exemplar é uma coletânea de edições do Jornal Escolar "O Corujinha", uma ferramenta didática na produção do conhecimento e ensino aprendizagem do aluno.

A diretora da escola, Maria Inês, afirma que o projeto do jornal partiu da ideia do professor Ricardo de Moura Borges em suas aulas de Sociologia e Filosofia, na qual ambas instigam o alunado à reflexão e produção de conhecimentos adquiridos no âmbito escolar.

"O projeto do jornal foi expandindo-se e já não era mais só uma ou duas páginas, passou a ter mais de 20 páginas no final de cada mês, com edições lançadas mensalmente. Hoje já se produz o jornal quinzenalmente devido a participação não só da comunidade escolar, mas de todos que fazem parte da comunidade geminianense.  O jornal já se expandiu para outras escolas com palestras levadas pelos alunos", relata a diretora.

No decorrer da produção dos textos, crônicas, poemas, poesias e desenhos feitos pelos alunos, outros professores interagiam com suas disciplinas e a interdisciplinaridade tomou conta de um contexto educacional.

No Salão do Livro, os alunos Jairton James e Clemer José palestraram na sexta-feira (13), no auditório do Salivag, para um público de mais de 450 pessoas. Eles foram convidados pela coordenadora do Salivag, professora Rosely Luz, foi o momento de mostrarem seus trabalhos, suas produções em sala de aula.

"Foi um momento apoteótico, principalmente pelo prestígio dado a esses meninos e meninas por diversas personalidades da cultura regional, presentes no Salivag. Essa é uma ação do programa Jovem de Futuro, em que os alunos são protagonistas de sua própria história", completa Maria Inês.