Estudantes Seduc exploram o Parque Nacional de Sete Cidades em aula ao ar livre |
Organização curricular é tema abordado durante encontro promovido pela Seduc
Dando prosseguimento às atividades do Encontro com Gerentes Regionais, realizado pela Superintendência de Ensino (Supen), da Seduc, na tarde desta terça-feira (12), a representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Liliane Marchiorato falou sobre reflexões
acerca da organização curricular. Concepção de currículo foi um dos
pontos discutidos.

Conceitos
Para facilitar o entendimento do grupo sobre os conceitos de currículo, a técnica do Pnud apresentou uma coletânea de definições de autores sobre o assunto, da década de 60 até os tempos atuais. "Os conceitos de currículo são diversos, é preciso definir uma concepção de educação", explicou.

Segundo Liliane, o processo de ensinar e aprender é objeto da escola. "Podemos mudar o jeito de ensinar, o jeito de aprender, os instrumentos, mas o processo tem que acontecer? disse a técnica do PNUD, ao reafirmar o papel importante do professor, que segundo ela, deve criar condições favoráveis para o aluno aprender. "Não se faz aprendizagem, mas se propicia", completou.
Metas
A diretora de planejamento da Seduc, profª Ivaneide Castro acompanha o processo desde o início, a pouco mais de um ano, que iniciou com um diagnóstico amplo de acesso, qualidade e desempenho educacional, com foco na ação e execução de metas. Ela explica que o encontro é uma das 20 metas, e planos de ação, estabelecidas a serem cumpridas.

Ainda de acordo com Ivaneide Castro, o momento atual é de referenciais curriculares. "Temos referenciais ultrapassados que não contemplam a educação básica como um todo", explica a diretora, ao acrescentar que as Gerências Regionais terão um eixo norteador, que será o referencial da Seduc. Esse eixo será o documento acima citado, produzido a partir do encontro.
Participam do evento, que acontece até o próximo dia 14/03, gerentes e coordenadores de todas as GREs. Marineide Soares, da 8ª GRE, de Oeiras, assegurou que momentos assim são necessários e oportunos porque servem como instrumento norteador para o planejamento feito com as escolas das regiões jurisdicionadas. "Nosso foco é no aprendizado e na qualidade do ensino. E esse encontro trata disso", disse.
Além dos representantes das Gerências, participaram do encontro, diretores e gerentes da Seduc, dentre elas, a Gerente do Ensino Médio, profª Marcoelis Pessoa, a Diretora de Gestão e Inspeção Escolar, Eudina Rocha, profª Marta Lúcia Freitas - Diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem e diretora do Programa de Educação Tecnológica - Mais Saber, Lusimary Veloso.

Liliane Marchiorato
Do evento, que é parte da proposta de integração de ações da Secretaria, será produzido um documento, construído coletivamente, que servirá como referencial para a educação básica na rede pública estadual de educação. A informação é da Superintendente de Ensino, profª Joara Ribeiro. Trata-se de um trabalho articulado, com um objetivo maior: a escola, a sala de aula e, sobretudo, o aprendizado do aluno. "É um reforço pedagógico que se estabelece na escola" explicou a professora.Conceitos
Para facilitar o entendimento do grupo sobre os conceitos de currículo, a técnica do Pnud apresentou uma coletânea de definições de autores sobre o assunto, da década de 60 até os tempos atuais. "Os conceitos de currículo são diversos, é preciso definir uma concepção de educação", explicou.

Representantes das GREs acompanham explanações atentamente
Segundo Liliane, o processo de ensinar e aprender é objeto da escola. "Podemos mudar o jeito de ensinar, o jeito de aprender, os instrumentos, mas o processo tem que acontecer? disse a técnica do PNUD, ao reafirmar o papel importante do professor, que segundo ela, deve criar condições favoráveis para o aluno aprender. "Não se faz aprendizagem, mas se propicia", completou.
Metas
A diretora de planejamento da Seduc, profª Ivaneide Castro acompanha o processo desde o início, a pouco mais de um ano, que iniciou com um diagnóstico amplo de acesso, qualidade e desempenho educacional, com foco na ação e execução de metas. Ela explica que o encontro é uma das 20 metas, e planos de ação, estabelecidas a serem cumpridas.

Ivaneide Castro
Ainda de acordo com Ivaneide Castro, o momento atual é de referenciais curriculares. "Temos referenciais ultrapassados que não contemplam a educação básica como um todo", explica a diretora, ao acrescentar que as Gerências Regionais terão um eixo norteador, que será o referencial da Seduc. Esse eixo será o documento acima citado, produzido a partir do encontro.
Participam do evento, que acontece até o próximo dia 14/03, gerentes e coordenadores de todas as GREs. Marineide Soares, da 8ª GRE, de Oeiras, assegurou que momentos assim são necessários e oportunos porque servem como instrumento norteador para o planejamento feito com as escolas das regiões jurisdicionadas. "Nosso foco é no aprendizado e na qualidade do ensino. E esse encontro trata disso", disse.
Além dos representantes das Gerências, participaram do encontro, diretores e gerentes da Seduc, dentre elas, a Gerente do Ensino Médio, profª Marcoelis Pessoa, a Diretora de Gestão e Inspeção Escolar, Eudina Rocha, profª Marta Lúcia Freitas - Diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem e diretora do Programa de Educação Tecnológica - Mais Saber, Lusimary Veloso.