Clássicos da literatura viram memes no Clube de Leitura da rede estadual do Piauí

E se personagens de Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis e Clarice Lispector ganhassem vida em forma de memes? Foi exatamente isso que estudantes do Ceti Inês Rocha, em Piracuruca, fizeram dentro do Clube de Leitura Seduc. A proposta, que mistura tradição literária e linguagem digital, conquistou os alunos e mostrou que os clássicos também podem dialogar com o humor das redes sociais.

Cinquenta estudantes da 3ª série do ensino médio mergulharam em obras do modernismo e, depois de interpretar os textos, criaram memes que traduzem, de forma irônica e divertida, suas leituras. A ideia nasceu da professora Darlene Araújo, que buscou uma forma de aproximar os jovens da literatura.


“Eles leem, refletem e, a partir disso, produzem memes que revelam um olhar crítico sobre as obras. O resultado tem sido surpreendente e prazeroso para todos”, explica.

Entre os trabalhos apresentados, o aluno Jonatas Sousa Oliveira criou um meme inspirado no livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, utilizando um trocadilho com o nome da cachorra Baleia. Ele relacionou o nome à temática da fome e da escassez de alimentos presente na obra. “Percebi que dava para usar a ironia de forma criativa e, ao mesmo tempo, mostrar que entendi a essência do livro. Foi divertido e deixou a aula mais leve”, contou o estudante.

Inspirados pela obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, os estudantes Iracilda Ribeiro e Matheus Rodrigues criaram memes que exploravam o humor ácido e a crítica social presentes na narrativa. Um dos grupos utilizou o trecho “Assim me despedi do meu antigo eu” para representar, com ironia, situações cotidianas de mudança ou superação, como decisões impulsivas ou recomeços inusitados. "A linguagem irônica do livro combinou muito com o formato dos memes, então ficou mais fácil entender a crítica do autor de um jeito mais leve, criativo e atual.", detalhou Iracilda Ribeiro


A estudante Emanuelly Marques escolheu a obra A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector, e explicou que usou um áudio para representar a complexidade da narrativa do livro.  “Utilizei o áudio de uma personagem com falas desconexas para mostrar a dificuldade que um leitor despreparado pode ter ao tentar entender a obra. Foi um trabalho muito interessante, porque tornou a aula de literatura mais criativa. Além disso, foi divertido, pois, por meio do meme, conseguimos perceber que a literatura pode ser ao mesmo tempo, divertida, leve e enriquecedora”, contou ela.


O Secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou que o projeto reforça a política da Seduc de incentivo à leitura, mas com uma linguagem que faz sentido para os jovens. “Inovar na educação é permitir que os estudantes expressem o aprendizado de forma criativa, unindo tradição e modernidade. É assim que aproximamos os alunos dos clássicos e formamos leitores críticos e cidadãos conscientes”, afirmou.

O Clube de Leitura Seduc é uma iniciativa que vem se expandindo em escolas estaduais, estimulando o hábito da leitura, a interpretação e a criatividade. Com atividades que variam de rodas de conversa a produções multimídia, o programa tem fortalecido o vínculo dos jovens com a literatura e renovado a forma de ensinar.

Com projetos como esse, o Piauí mostra que é possível transformar páginas clássicas em experiências atuais, capazes de despertar risadas, reflexões e, principalmente, novos leitores.