Projeto ajuda a multiplicar talentos na Matemática

O projeto Multiplicando Talentos, uma ação da Rede Pense Piauí, fundada em 2012 como uma rede dinâmica, formada por lideranças dos mais diversos segmentos, vai realizar uma semana de imersão em matemática para cerca de 120 alunos de escolas públicas do interior do Piauí, com boa pontuação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A formação acontece a partir do dia 27 de julho e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), 29 prefeituras, entre outras instituições públicas e privadas.

O presidente da Fapepi, professor Antônio Cardoso do Amaral, será um dos instrutores da semana de imersão em matemática do projeto Multiplicando Talentos. "As atividades do projeto são desenvolvidas segundo três eixos de formação: profissionalização, ciclo de palestras para desenvolvimento pessoal e inserção no mercado de trabalho", comenta.

As atividades acontecerão no Centro de Treinamento da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag-PI), em Teresina, com toda a infraestrutura adequada - alojamentos, alimentação e espaço para aulas/palestras.

Os estudantes convidados são alunos piauienses com medalhas ou menções honrosas na edição de 2018 da OBMEP, e classificados para a fase final da competição, em 2019. A Rede Pense Piauí está capitaneando essa ação, e tem como coordenadores os professores Dr. João Xavier, Dr. Jeferson Leite e o MSc. Antônio Amaral, presidente da Fapepi. Conta também com vários professores do Piauí e de outros estados.

"O estudo da Matemática garante muito mais que medalhas na OBMEP, dá a oportunidade de um futuro melhor para esses jovens que poderão fazer um curso superior com bolsa de iniciação científica e postular uma pós-graduação, repercutindo por toda sua vivencia profissional", relata o coordenador estadual da OBMEP, professor Jeferson Leite.