Professor de Pajeú do Pi participa de Missão no Parlamento

"Foi uma imersão profunda no conhecimento,  uma experiência muito boa. Uma reflexão sobre muitos aspectos da minha vida, desde a pessoal, familiar, social, educacional e política", com essas palavras o professor Alexandre Rodrigues de Moura, definiu um pouco do que foi a sua participação na Missão Pedagógica no Parlamento: Educação para a Democracia, formação que aconteceu em Brasilia de 10 a 14 de junho.

O Missão Pedagógica no Parlamento se destina a professores de Ensino Médio e Fundamental de escolas públicas. Seu objetivo principal é oferecer aos educadores formação em educação para democracia. Professores de todo o Brasil - dois de cada estado e do DF - participam de uma intensa semana de formação em Brasília -DF, na qual aprendem e socializam saberes e práticas sobre como fortalecer a escola como espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos.

De acordo com o professor Alexandre as metodologias de estudo, discussão e interação do programa foram incríveis, levando à reflexão e participação intensas. "Em momento algum nos sentíamos cansados ou entediados. As formas de participação demonstraram realmente a essência do Programa: a DEMOCRACIA. Respeito às ideias do próximo acima de tudo", afirma.

O professor conta ainda que tiveram várias atividades, dentre elas uma simulação do Trabalho das Comissões, onde eles vivenciaram na pele, a realização de uma Comissão Parlamentar, onde o grupo que ele participou, fez a discussão da PEC 77/2003, que trata, dentre outros, de pôr fim à reeleição majoritária, determinar a simultaneidade das eleições e a duração de cinco anos dos mandatos para os cargos eletivos, nos níveis federal, estadual e municipal, nos Poderes Executivo e Legislativo e do financiamento das campanhas eleitorais.

Para participar do programa é necessário se inscrever e passar pelo processo seletivo, sendo, na primeira fase, selecionados, 432 educadores e educadoras de todo país. Finaliza-se a seleção por meio de curso em EAD, onde os dois com melhor desempenho por estado (exceto o Piauí que foram três nessa edição) passam para a fase presencial em Brasília, na Câmara dos Deputados.