Estudantes Seduc exploram o Parque Nacional de Sete Cidades em aula ao ar livre |
Wilson Martins e Átila Lira lançam o Programa Mais Viver - Alfabetização de Jovens e Adultos
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) lançou na manhã desta quinta-feira (07), no Palácio de Karnak, o Programa Mais Viver - Alfabetização de Jovens e Adultos: Inclusão Social e Escolar no Piauí.
O evento contou com a presença do governador Wilson Martins, do secretário Átila Lira, além dos superintendentes e diretores da Seduc e dos prefeitos municipais.

O programa será executado em parceria com a Universidade Federal do Piauí - Ufpi e as Prefeituras Municipais com o objetivo de alfabetizar jovens e adultos, centrando na formação integral do ser humano, ampliando seu espaço na sociedade e visando sua inclusão social e educacional.
"Esse é um Projeto desafiador. Vamos nos concentrar nesses municípios, criando condições objetivas para que os alunos mantenham o interesse pela sala de aula, estamos confiantes, os nossos resultados serão bem positivos", comentou entusiasmado, o secretário Átila Lira.

O governo autorizou recursos para o programa estadual, com foco naqueles municípios críticos, que apresentam mais de 35% de adultos analfabetos.

"Estamos muito felizes com esta parceria, inicialmente com esses 30 municípios. Vamos nos empenhar para que esses índices de analfabetismo possam ser melhorados e sei que o Mais Viver será muito importante nesse processo", destacou Wilson Martins.
Em 2013 serão implantadas 300 (trezentas) turmas de alfabetização em 30 (trinta) municípios para atender a 9.000 (nove mil) pessoas. Além da alfabetização, serão ofertados também cursos de Formação Inicial e Continuada - Fic de Inclusão Produtiva na modalidade de qualificação profissional para o público alvo do programa, ampliando oportunidades educacionais dos trabalhadores.

O prefeito Edgar Miranda, da cidade de Novo Santo Antonio, um dos municípios contemplados, parabenizou o Governo do Estado pela criação do Programa Mais Viver. "Parabenizo o governo do Estado pela iniciativa, muitos municípios, como o que administro, precisam desse apoio para mudar a realidade dos jovens e adultos, estamos abraçando esse Programa", disse Edgar.

O programa Mais Viver estará em campo em abril e terá duração de oito meses.
Municípios que serão beneficiados com o programa:
01 - Alagoinha
02 - Caraúbas do Piauí
03 - Caxingó
04 - Paquetá
05 - Vera Mendes
06 - Massapê do Piauí
07 - Padre Marcos
08 - Floresta do Piauí
09 - Murici dos Portelas
10 - Patos do Piauí
11 - Assunção do Piauí
12 - São Francisco de Assis do Piauí
13 - Passagem Franca do Piauí
14 - São Julião
15 - Jaicós
16 - Betânia do Piauí
17 - Joca Marques
18 - São João da Serra
19 - Campo Largo do Piauí
20 - Brejo do Piauí
21 - Boa Hora
22 - São José do Piauí
23 - Miguel Alves
24 - São Miguel da Baixa Grande
25 - Itainópolis
26 - Novo Santo Antonio
27 - Milton Brandão
28 - São João da Fronteira
29 - Belém do Piauí
30 - Brasileira