Provas da Obmep acontecem nesta terça (21)

A primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) será realizada nesta terça-feira (21), com alunos do 6º ao 9º ano e Ensino Médio. As provas serão aplicadas nas próprias escolas e contam com 20 questões objetivas. Se classificados, os alunos vão para a segunda fase, no dia 28 de setembro, quando irão responder a seis questões dissertativas sobre os conteúdos, de acordo com cada nível.


Nesta segunda-feira (20), a Unidade Escolar Martins Napoleão recebeu o Coordenador da Obmep, Jefferson Leite, que proferiu palestra sobre a importância da Olimpíada e sobre a aplicação da Matemática no dia a dia. Mais de 300 alunos do Ensino Fundamental e Médio participaram da atividade.


Para o coordenador pedagógico da escola, Wellington Pacheco, a palestra foi um momento de grande valia para os alunos, de ganho de conhecimento e motivação. "Acredito que a palestra foi fundamental, pois é uma motivação a mais para os alunos demonstrarem todo o seu potencial na Obmep, visando a obtenção de um bom resultado e também para romper algumas barreiras que os alunos tem em relação a Matemática", disse o coordenador.



As escolas da rede pública estadual tiveram 190.562 inscritos para a Obmep 2019 e todos os municípios terão escolas representantes na competição. A meta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) neste ano é superar o número de medalhas de ouro de 2018, que foram 14, somente de estudantes das escolas públicas.



A Seduc, que tem destaque no cenário nacional pelos bons resultados alcançados, apoia a olimpíada desde a preparação dos alunos à disponibilização do local das provas, a fim de, também, melhorar os índices educacionais como um todo.



O coordenador estadual, Jefferson Leite, reforça o compromisso da secretaria. "Estamos apoiando as escolas e professores para que os treinamentos sejam cada vez mais focados na formação Matemática básica, para que os resultados continuem vindo", garante.