Escola de União participa de Olimpíada de Ciências



Um final de semana diferente, aconteceu para os alunos da Unidade Escolar Barão de Gurguéia, localizada no município de União, à 60 km de Teresina. Cerca de 472 alunos do Ensino Médio da unidade participaram da I Olimpíada de Ciências da Natureza, que aconteceu no Ginásio de Esportes, O Pindungão.




O objetivo da atividade foi despertar nos alunos o interesse pela atividade científica e desenvolver o espírito científico, o pensamento lógico e o senso experimental dos alunos, fazendo com que eles possam trabalhar a criatividade e a capacidade inventiva e investigadora, executando projetos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento.


Com o tema: Tabela periódica e seus elementos químicos e subtema: Elementos químicos em nosso cotidiano. "O tema escolhido é uma homenagem ao ano internacional da tabela periódica, que marca 150 anos nessa temporada. O ano internacional da tabela periódica visa reconhecer a sua importância e influência na ciência moderna que reflete a essência não apenas da química, mas da biologia, física e outras ciências puras", afirma a diretora, Andréia de Almeida.




A programação contou com apresentações de experimentos desenvolvidos com diversos materiais, pondo em prática os conhecimentos adquiridos pelos alunos em sala de aula, e no laboratório. A diretora da UEBG, Andréia, falou ainda um pouco sobre a ideia de incentivar a iniciação científica dos alunos, valendo-se das experiências no ambiente familiar.




"Essa feira tem também objetivo de informar, sensibilizar e fomentar a discussão sobre a importância da saúde, ambiente, água e cidadania para que eles possam viver com uma boa qualidade e também de forma sustentável", disse a diretora.


 

A olimpíada foi dividida em 8 tarefas. Em cada tarefa os alunos expuseram forma criativa e lúdica a importância da tabela periódica e das ciências da natureza em nosso cotidiano. Duas equipes, a Bioatom e Potência Científica, disputaram de forma saudável provas pré-estabelecidas. Ao fim, a vencedora Potência Científica fez a festa durante a comemoração.


A diretora informou que este foi o primeiro grande projeto de 2019 da Instituição de Ensino "Por meio de uma reunião de planejamento com os professores, foram traçados projetos nas quatro áreas do conhecimento, dentre as quais, Ciências da Natureza e suas tecnologias foi definida para ser a primeira. As professores Dangley Araújo e Márcia Katielly abraçaram a ideia e se dedicaram juntamente com os demais professores da área para tornar esse projeto uma realidade. Nossos alunos sempre dão um show nas Gincanas que já virou tradição, e na Olimpíada não foi diferente".


Andréia ainda destacou o apoio da 18ª Gerência Regional que vem promovendo projetos na intenção de melhorar o ensino-aprendizagem e estimular uma maior aproximação entre alunos e professores.