Seduc capacita profissionais que atuarão no censo escolar

A coleta dos dados para o censo escolar 2019 começa no dia 29 de maio, e para capacitar os gestores da rede estadual de educação para a correta inserção das informações, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou um treinamento com os Supervisores do Banco de Dados de cada Gerência Regional de Educação (GRE) do Estado.

O treinamento tem a finalidade de capacitar todos os supervisores sobre os conceitos principais do censo e as funcionalidades do Educacenso, o sistema eletrônico de coleta de informações educacionais que permite a coleta, migração e alteração de dados educacionais das escolas.

O outro momento para o preenchimento do censo 2019 consiste em uma equipe da Seduc deslocando-se para cada uma das 21 GREs para acompanhar os gestores de cada escola na inserção dos dados. A última etapa será feito pela equipe de estatística e inspeção da Seduc que irá conferir os dados cadastrados.

"O Censo é o grande termômetro, a base que o Ministério da Educação utiliza para implementar todas as políticas na área educacional. Assim essas informações quando coletadas corretamente retratam a realidade do Estado, identificando quais são os níveis, as modalidades e formas de atendimento e as políticas necessárias para potencializar o ensino", esclarece Jorge Ribeiro, coordenador de Estatística da Seduc.

O Governo Federal utiliza os dados do censo escolar de cada Estado para determinar o montante dos recursos que serão destinados para a educação. "Essas informações definirão o volume de recursos e quais as política que cada Estado e município terão. Entre os financiamentos do Ministério da Educação podemos destacar o recurso que vai diretamente para as escolas, que é Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) os recursos do Mais Educação e para o Transporte Escolar e Merenda Escolar, e outros", afirma Jorge.

Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica. Por meio dele é possível fazer um levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. Coordenado pelo Inep, é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

O Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA), e educação profissional.