Frente Parlamentar combate violência nas escolas

O Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera Moura participou, nesta quarta-feira (15), em Brasília, do lançamento da  Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência nas Escolas.  O grupo é coordenado na Câmara Federal pela deputada Rejane Dias e assume  a  missão  de  debater  e  acelerar  projetos  que  possam  combater  a violência no ambiente escolar.

Presente  na solenidade,  o  governador  do  Piauí,  Wellington  Dias,  destacou  a  necessidade  de integrar  a  escola,  a  família  e  a  comunidade  no  combate  à  violência  nas  escolas. "Precisamos  ampliar  essa  integração  com  a  família,  esse  elo  da  escola  com  a  rede  de proteção  à  criança  e  ao  adolescente.  É  uma  missão  importante  e  acredito  que  iremos melhorar  nosso sistema de educação",  disse.

Para  a  deputada  Rejane  Dias,  que  preside  a  Frente  Parlamentar,  o  grupo  assume  a  missão de  ser  um  canal  de  diálogo  entre  os  poderes  Executivo,  Legislativo  e  Judiciário. "Está  entre nós  os  desafios  mais  importantes  a  serem  atacados.  Desde  criança  se  aprende  que violência  se  responde  com  mais  violência.  E  assim  a  justiça  ganha  tons  de  vingança.  É preciso atacar pela  raiz o  ciclo de  ódio que  leva à agressão", defendeu.

O Secretário de Estado da Educação destacou que a violência é um tema de grande relevância e que merece atenção especial de todo o sistema, que vai desde o poder público à gestão das escolas e o Piauí participará ativamente desse debate e das ações de combate à violência.

"Um dos pilares estratégicos do planejamento da Seduc para essa gestão, é o que chamamos de clima escolar. E para melhorar essa clima escolar estamos desenvolvendo diversas ações em parceria com o Ministério Publico, Policia Militar,Policia Civil para garantir que nossas unidades de ensino sejam cada vez mais acolhedora, inclusiva e livre da violência. Contar com o apoio dos deputados nessa missão é fundamental. Só unindo forças conseguiremos vencer a violência", destacou o secretário.