Seduc participa de reunião formativa do ProBNCC

Acontece durante todo dia desta quarta-feira, 15 de maio, no Centro de Formação Antonino Freire, a reunião Formativa do Ciclo II do Programa de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento tem o objetivo de fomentar o planejamento conjunto de forma a viabilizar a BNCC, tanto nas redes estaduais quanto nas redes municipais.

Participam do encontro professores redatores formadores da UNDIME e SEDUC, articuladores do regime de colaboração, articuladoras entre etapas e articuladores dos conselhos da UNCME e CEE, totalizando cerca de 30 participantes.

Na programação do evento que teve início ontem, 14, aconteceu a discussão do capítulo 04 da BNCC, pilares e dinâmica de uma boa formação, o dia foi finalizado com uma mesa redonda. Já na manhã de hoje, 15 a abertura do encontro foi com uma discussão, sobre o texto introdutório do currículo do Piauí e em seguida foi feito uma apresentação dos pontos do texto de cada grupo, no período da tarde está previsto apresentação das potencialidades e fragilidade de cada componente.

De acordo com Marilia Aragão, gerente do Ensino Fundamental da Seduc, desde o final do mês de abril que as equipes estão se reunindo para tratar das premissas para fortalecer a formação para o desenvolvimento das aprendizagens dos novos currículos. "O objetivo maior desse encontro é realizar formação continuada para os professores da educação infantil e ensino fundamental dos territórios Piauí, sobre o novo currículo para as redes municipais e Estadual", declara a gerente.

Marilia, acrescentou ainda que atendendo às premissas do ProBNCC, as equipes de redatores formadores estão se reunindo para implementar e fortalecer as formações que serão realizadas em 2019. "Esse é um momento onde estamos discutindo e fazendo um planejamento para uma formação continuada em regime de colaboração que prepara os profissionais da educação das redes estaduais e municipais garantindo que todos os seus estudantes desenvolvam os objetivos de aprendizagem previstos nos novos currículos", finaliza.