João Henrique aplica prova da Olimpíada Piauiense de Química

Com o objetivo de estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química, incentivar, por intermédio do ensino de Química, o entrosamento entre professores da Universidade e professores e estudantes das escolas de Ensino Médio e Tecnológico, além de descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da disciplina, a Olimpíada Piauiense de Química (OPQ), evento integrante do Programa Nacional Olimpíadas de Química, é uma promoção da Associação Brasileira de Química (ABQ) e uma atividade de extensão da Universidade Federal do UFPI e acontece na tarde desta terça 14 de maio, no CETI João Henrique.

A OPQ destina-se a alunos do Ensino Médio (até o terceiro ou quarto ano), regularmente matriculados em escolas municipais, estaduais, federais e privadas, todas do Estado do Piauí, e é composta de duas fase. Fase I é realizada no primeiro semestre de cada ano, mediante prova escrita, internamente em cada uma das escolas, com critérios estabelecidos pela OPQ. Os estudantes com melhor classificação de cada série na escola, levando em consideração a nota de corte, que será 50% da maior nota, por escola, serão inscritos na Fase II da OPQ, pelo representante da escola.

A Fase II será realizada no segundo semestre de cada ano, mediante prova escrita, aplicada simultaneamente no Estado do Piauí, cujos locais, data, horário, critérios e conteúdos são estabelecidos pela Coordenação Estadual da OPQ.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Geisylene Pereira do Nascimento, é de grande relevância o estimulo aos participantes. "Enriquece o currículo dos alunos e os possibilitam galgar carreira nessa área para quem tem interesse", explica a professora. Segundo ela, a escola já tem alunos que foram medalhistas no Ensino Fundamental e isso despertou o interesse de inscrever os alunos da escola.

Ao todo, 82 alunos do Ensino Médio do CETI João Henrique estão fazendo a prova da Olimpíada Piauiense de Química. Estes foram escolhidos durante o ano pelo professor da disciplina que verificou o interesse de quem queria participar. Durante os meses antecedentes à prova, foram aplicadas questões referente à olimpíada para os estudantes.

Para realizar as inscrições dos estudantes, o professor/representante da escola preenche a ficha de cadastro eletrônico do professor/representante, disponibilizada on-line no sítio piaui.obquimica.org.