Seduc realiza ação pelo Maio Amarelo nesta quinta (16)

 

Com o tema "No trânsito, o sentido é a vida", a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza na manhã desta quinta-feira (16) atividades da Campanha Maio Amarelo. A ação tem início a partir das 8h da manhã no pátio da secretaria, localizada no Centro Administrativo.

 

O Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é promover uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.

 

O evento oficial de abertura do Maio Amarelo aconteceu no início do mês, na praça João Luís Ferreira, no centro de Teresina e contou com a presença de estudantes e gestores da Seduc. A gerente de Inclusão e Diversidade (GID), Luiza Solano, destaca que a Seduc mobilizou as escolas da rede para a promoção de ações incluindo alunos e a comunidade.

 

"A Seduc e os órgãos parceiros da campanha SESAPI, DNIT, STRANS, PRF, SEMEC, FMS, HGV e DETRAN irão desenvolver uma dinâmica com todos os motoristas do Centro Administrativo nesta quinta, que também vão poder contar com serviços básicos de saúde, como, verificação de pressão e glicemia. No dia 30, será o dia D da campanha do Maio Amarelo nas escolas, quando dez unidades escolares e centro estaduais de Tempo Integral vão trabalhar o tema com atividades extra sala", observa a gerente.


Milhões de mortos e bilhões de reais são consumidos pelo trânsito

 

Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) apontam que, em todo país, aproximadamente 60% dos leitos de pronto-atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) são ocupados por vítimas do trânsito, o que gera um custo médio anual de mais de R$ 50 bilhões e é o principal motivo de afastamento no trabalho. Em 2017 foram registradas 37 mil mortes por acidentes e outras centenas de milhares que sofreram lesões permanentes.

 

Apenas no ano passado, o Hospital de Urgências de Teresina atendeu 50.807 pessoas vítimas de acidentes de trânsito, das quais 12.800 tiveram que passar por cirurgias, sendo que o maior número de ocorrências teve a participação de motocicletas. Para ele, o uso do celular é o grande responsável pelos casos.

 

O mês de maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU sobre o tema foi publicada, em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza atenção e advertência. Neste ano, 27 países, 423 municípios e 1.425 empresas já apoiam a campanha.

 

Confira toda programação do Maio Amarelo aqui: