Semana da Matemática do Liceu realiza exposições e oficinas

 

Nos últimos dias da Semana da Matemática do Liceu Piauiense, os estudantes apresentaram para a comunidade escolar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula aplicando a metodologia de ensino que usa materiais concretos, que são objetos lúdicos utilizados para facilitar a explicação de conceitos considerados muito abstratos para estudantes. Todas as turmas transformaram suas respectivas salas de aula em um espaço reservado de exposições dos trabalhos desenvolvidos em exposições e oficinas.

 


De acordo com a estudante Rayanne Beatriz do 3º ano, a turma trabalhou o enigma do número de ouro que mostra que a proporção áurea leva a perfeição. "Mostrar nossos trabalhos desenvolvidos é de fundamental importância e ajuda a gente aprender mais". Já Willinara que junto a sua turma apresentaram "O Cassino-Jogo 21", ressalta a importância do ensino da matemática utilizando objetos. "A matemática ajuda a gente aprender o jogo e quando a agente explica, aprende-se ainda mais, essa é a beleza da matemática", comenta.

 

A exposição dos trabalhos contou com a presença de estudantes e professores também das escolas Benjamim Baptista, Helvídio Nunes, Barão de Gurguéia, Colégio Integrado Santo André e Escolão do Mocambinho.


 

Os estudantes do Liceu, tiveram um aprendizado matemático diferente, várias temáticas foram expostas. No auditório da escola realizou-se uma palestra falando da importância da matemática proferida pela Professora Dra. Liane Mendes Feitosa Soares (UFPI). Nas salas de aulas, os estudantes receberam oficinas envolvendo a matemática, ministradas por professores e estudantes de matemática da UFPI e IFPI, com o apoio dos bolsistas do Pibid.

 

Para o professor de matemática e coordenador da I Semana da Matemática do Liceu Piauiense, Lucas Viana, unir o lúdico ao conteúdo teórico e resolução de exercícios ajuda no aprendizado do estudante. "A Matemática é uma disciplina que os estudantes têm ?medo?, mas quando se faz um trabalho diferente, ele cria o interesse. E quando o estudante fala que algo é legal, já consegue prender a atenção, é válido!", afirma o professor.


 

Os estudantes do Liceu aprovaram a metodologia de ensino da matemática exposta durante a Semana. "Gostei bastante, achei bem legal a forma como explicaram Matemática pra gente, foi bem fácil de entender, com exemplos, e nós mesmos fizemos, dá pra ter outra visão, contou a estudante Milena Melo do 3º ano, ela conta ainda que depois da oficina sobre processo e venda ela aprendeu bastante. Francisco Matheus, do 2º ano que participou da oficina Torre de Hanoi afirma que a matemática parece que ficou mais fácil. ?Ela me ajudou bastante a aprender uma nova experiência com ângulos e movimentos", conta.