Seduc promove encontro da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Secretaria de Estado da Educação realiza, durante todo mês de abril, em várias Gerências Regionais do Estado, encontros informativos da Olimpíada de Língua Portuguesa. O objetivo é ampliar a motivação dos professores de língua portuguesa nas escolas, a fim de que mais alunos participem da Olimpíada.

Na 5ª GRE, o encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação no município de Campo Maior, com a presença de 31 professores da rede estadual e municipal.

De acordo com Solange Andrade, ministrante da formação, o encontro da 5ª GRE aconteceu em parceria com a rede municipal. "Fizemos essa parceria para oportunizar todos a participar desse momento que consideramos importante.  No encontro, motivamos os professores para que eles reconhecessem o valor e a importância dessa olimpíada. O objetivo é desenvolver habilidades de leitura e de escrita dos nossos estudantes, foi um momento de troca de experiência. Tiramos as dúvidas de como realizar a inscrição, percebemos que eles ao final saíram motivados, com vontade de participar", declara.

Na oportunidade, a finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa de 2018, do gênero artigo de opinião, Ângela Maria Araújo, relatou seu depoimento. "Foi latente a vontade e o interesse dos professores em aprender e trocar ideias. Professores que vêm de longe e que aproveitaram o momentos para se qualificar e multiplicar esse aprendizado. É gratificante", finaliza Solange.

Inscrições

As inscrições para a 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro estão abertas e seguem até 30 de abril. A competição é direcionada aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de Escolas públicas de todo país.

Primeiro é necessário que a Secretaria de Educação na qual a Escola é vinculada, realize o cadastramento no portal da OLP. Em seguida, os professores devem efetuar as inscrições de seus alunos no mesmo portal.  As Escolas terão até dia 19 de agosto para encaminhar os textos dos estudantes às comissões julgadoras.

Categorias de participação - gênero textual

Poema (5º ano); Memórias Literárias (6º e 7º anos); Crônica (8º e 9º anos); Documentário (1º e 2º do Ensino Médio); e Artigo de Opinião (3º ano do Ensino Médio). A Olimpíada é composta por etapas municipal, estadual, regional e nacional. Na etapa nacional serão selecionados 32 estudantes.

Os professores também participam da OLP por meio de Relato de Prática (descrevendo as experiências com a realização das oficinas).

Nesta edição de 2019 o tema é "O lugar onde vivo". O projeto é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Acesse o site a baixo para inscrição:

www.escrevendoofuturo.org.br