Dia D do Papo com a PC acontece em 40 escolas do PI

Aconteceu, nesta quinta-feira (04), o dia D do Papo com a PC, projeto da Polícia Civil do Piauí em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para prevenir, combater e diminuir a violência no ambiente escolar. O evento aconteceu no auditório do Liceu Piauiense e teve a participação do secretário de Estado da Educação, Ellen Gera; diretor de planejamento da Secretaria de Segurança, Riedel Batista; do diretor da Academia de Polícia Civil do Estado do Piauí (ACADEPOL), Adolpho Henrique Soares; da delegada Anamelka Cadena e do corpo docente e discente da escola.

Durante toda a manhã, 40 escolas foram beneficiadas ao mesmo tempo com as ações do projeto Papo com a PC. Delegados, agentes e escrivães estiveram em 20 Centros Estaduais de Tempo Integral (Cetis) e unidades escolares na capital, e em mais 20 pelo interior de norte a sul do estado, trabalhando temas como drogas, cyberbullying, crimes na internet, violência contra a mulher, crimes contra raça e gênero, contra a criança e adolescente, entre outros.

De acordo com o secretário da Educação, Ellen Gera, o Papo com a PC faz parte de um pilar estratégico do planejamento da Seduc, que é o pilar do clima escolar. "Estamos desenvolvendo diversas ações para garantir que nossa escola seja cada vez mais acolhedora e inclusiva. Para isso, precisamos ter uma escola sem violência. Pretendemos ter parceria com várias entidades e algumas delas já estão fechadas, como a parceria com o Tribunal de Justiça, Secretaria de Segurança, Ministério Público e agora com a Polícia Civil, fazendo um conjunto de palestras para orientar e fazer uma boa prevenção contra a violência dentro das escolas", explica.

"Precisamos preservar os jovens piauienses de todas as tentações que ocorrem no cotidiano, dando ferramentas de acesso. A partir desse projeto eles conhecerão a instituição e o trabalho da Policia Civil. Aproveito a oportunidade para agradecer os gestores da Secretaria da Educação, que foi a primeira instituição parceira quando pensamos o projeto que, somente hoje, no Dia D, abrange aproximadamente 4 mil alunos", comemora Riedel Batista.

Neste ano, o Papo com a PC já foi executado nas escolas das 4ª, 19ª, 20ª e 21ª Gerências Regionais de Educação (GREs) que pertencem a região de Teresina e agora, além de outras escolas da capital, outros municípios também serão contemplados com esse momento. Confira a relação completa das escolas que serão assistidas logo abaixo.