Abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro

Estão abertas, até dia 31 de maio, as inscrições para a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa da Câmara dos Deputados que simula uma jornada parlamentar com estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares.

Durante o encontro, que será realizado de 23 a 27 de setembro, em Brasília, os jovens recebem informações sobre o processo legislativo, participação e cidadania, e realizam debates e votações como se fossem deputados federais.

A Secretaria de Estado da Educação, representada pela técnica de Ensino, Márcia Oliveira, participou no período de 19 a 23 de março, no auditório do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), em Brasília, do Encontro dos Coordenadores Estaduais do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), com o objetivo de ajustar detalhes para a participação do Piauí na 16ª edição do Parlamento Jovem.

"O encontro deu início aos preparativos para a décima sexta edição do programa, que proporciona aos jovens a oportunidade de conhecer e experimentar, durante cinco dias, o trabalho de um deputado federal", declara Márcia.

Este ano, a iniciativa foi realizada em conjunto com o Senado Federal, que promoveu o Jovem Senador. Em função desta ação cooperada, o evento se chamou: Encontro de Coordenadores do Parlamento Jovem Brasileiro e Jovem Senador.

Participaram do encontro coordenadores designados pelas Secretarias de Educação que conduzem as ações de divulgação do PJB nos estados, assim como coordenam a pré-seleção dos projetos. Durante a realização do programa, acompanham em tempo integral os estudantes de seus estados, inclusive no local de hospedagem, com o intuito de garantir o bom desenvolvimento.

De acordo a técnica da Seduc, Márcia Oliveira, na programação do evento aconteceu o lançamento oficial do Parlamento Jovem Brasileiro 2019 e, na ocasião, foram repassadas as diretrizes estabelecidas pela Câmara para seleção dos projetos e construídas as estratégias para a atuação dos coordenadores, desde a divulgação do programa até a sua execução.

"O encontro tem se constituído em uma importante estratégia para a consolidação do programa, ao garantir mais alinhamento das ações de promoção do PJB nos diversos estados e, ainda, estimular a melhoria dos processos envolvidos na realização dessa ação de educação para democracia da Câmara dos Deputados", afirma a técnica

As inscrições para participar dessa jornada parlamentar, programada para outubro (1 a 5/10), estão abertas desde o dia 27 de março e seguem até o dia 31 de maio.

Para inscrever-se, o estudante deverá, primeiramente, consultar as informações constantes no Manual de Procedimentos 2019, no site https://www.camara.leg.br/pjb e elaborar um Projeto de Lei de sua autoria, conforme as orientações presentes nos materiais disponíveis para consulta. Outros canais de informações são as páginas do PJB no facebook/parlamento.jovembrasileiro,  @parlamentojovembrasileiro, no instagram, e Disque-Câmara:0800619619.