Didácio Silva realiza primeira intervenção sociofilosófica

Com o objetivo de oportunizar aos estudantes uma reflexão filosófica e sociológica sobre a questão da mulher na sociedade atual, o CETI Didácio Silva realiza na próxima quarta 03/04, a primeira intervenção sociofilosófica sobre o lugar da Mulher no Mundo.

A intenção é oferecer as condições de raciocínio para que os alunos, de posse de conhecimentos, de maneira filosófica, desenvolvam uma consciência sobre a questão da mulher na sociedade atual: seu lugar, a violência contra ela, o preconceito, as desigualdades, etc.

Para o diretor da escola, Alberto Machado, a ideia é motivá-los a observarem a questão da mulher de maneira crítica e fundamentada. "Isso sem cair nos engodos dos preconceitos que quase sempre nos leva a julgamentos e, consequentemente, a ações e comportamentos equivocados, além de aproximar o conhecimento que é produzido nas universidades, no caso na UFPI, da nossa escola", afirma.

A I Intervenção Sociofilosófica do Didácio Silva é uma iniciativa do PIBID - Filosofia/Sociologia da UFPI  (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Uma parceria que as Universidades têm com as escolas de nível médio que recebem estudantes dos cursos de licenciatura para vivenciarem o cotidiano de um professor na sua atividade laboral.

O CETI Didácio Silva anualmente produz uma grande feira cultural com temáticas relevantes, sempre de interesse da comunidade, feira essa que este ano traz uma reflexão sobre a mulher. Neste sentido, o PIBID - Filosofia/Sociologia do Didácio Silva tomou a iniciativa de provocar uma intervenção filosófica para discutir "o lugar da mulher no mundo".

De acordo com o supervisor do PIBID/UFPI na escola e professor de filosofia, Patrício Oliveira Lima, a ideia é causar um impacto crítico, questionando a maneira habitual de ver a mulher da nossa comunidade sempre a colocando numa perspectiva de ser menos que o homem ou mesmo como objeto. "Nos últimos anos a imprensa brasileira tem noticiado um aumento de violência praticada contra mulheres. Nossa comunidade é marcada por toda ordem de violência e a violência contra a mulher, não é difícil encontrar entre nossos alunos relatos desse tipo de violência em suas casas. Portanto é de nossa responsabilidade enquanto profissionais da educação, dar as condições para que nossos alunos possam refletir de maneira séria e orientar sobre este problema a fim de amenizá-lo pela via da educação. Desta forma, entendemos que provocar uma intervenção na maneira habitual como se enxerga a mulher é não só importante, como necessária", afirma.

Todos os 720 alunos matriculados no CETI Didácio Silva, bem como os professores e os demais funcionários da escola, somando um total de aproximadamente 800 pessoas, incluindo os próprios pibidianos participarão do evento.

A estudante de ciências sociais da UFPI, Catarina Silva Fontinele, que integra o PIBID da escola, enfatizou as constantes notícias de diferentes tipos de violência contra a mulher, onde poucos preocupam-se em buscar explicação para esses dados preocupantes. "Por isso, os discentes e coordenador vinculados ao pibid, através do CETI Didácio Silva, estão promovendo esse evento afim de questionar e debater o lugar da mulher no mundo,tento em vista as violências a elas cometidas, reforçando o estado democrático de direito", encerra.