CETI João Henrique debate saúde mental com alunos

De forma pedagógica, o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida Sousa vem realizando ações de prevenção, promoção e atenção à saúde no ambiente escolar por meio do projeto Saúde na Escola. Nesta terça-feira (2) os alunos assistiram à palestra sobre a temática TEA - Transtorno do Espectro Autismo. 


A escola irá trabalhar neste bimestre o tema Saúde Mental e outros subtemas em desenvolvimento com os alunos. Na programação do projeto estão agendadas discussões com os subtemas: Bullying,  Suicídio, Depressão, Estresse e Ansiedade, Fobias Sociais, Transtorno Bipolar, Perturbações Psicológicas e Psicóticas e ainda Dependências (Álcool, Drogas, jogos eletrônicos).

De acordo com a diretora do centro de tempo integral, Djanira Alencar, o projeto Saúde na Escola busca contribuir para a formação integral dos estudantes ao trazer profissionais  para falar com os alunos sobre os temas ligados a saúde mental. 

"Todos os anos trabalhamos este projeto e a cada ano propomos um tema emergente de nossa realidade educacional e social para promover conhecimento sobre saúde mental. Já tivemos duas palestras, temos a previsão de receber mais palestras de Psicólogos, Assistente sociais, Pedagogos e Policiais, e assim diminuir os estigmas em relação aos transtornos mentais, contribuindo assim com o bem-estar físico, psicológico e social dos alunos", completa Djanira Alencar.

Alunos do CETI João Henrique durante visita a AMA.

As palestras acontecem na biblioteca da escola durante os horários de estudo e cada sala trabalha  uma temática do projeto, momento em que os alunos são separados por série. "Os alunos estão engajados com as discussões e eles já visitaram a instituição AMA - Associação dos amigos do Autista e foi maravilhosa a visita. Eles amaram", acrescenta a diretora.