Escola de Alagoinha faz campanha de prevenção ao suicídio

A Unidade Escolar Alencar Mota, localizada em Alagoinha do Piauí, realiza desde o dia 20 de março uma campanha de prevenção ao suicídio. Com o tema "Diga Sim a Vida", a atividade visa conscientizar o jovem sobre a valorização da vida.

O movimento contou com a realização de palestra com a psicóloga Karla Izabella, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), apresentação musical e reflexão com a aluna Nykelly Vivian, conversa com a supervisora pedagógica Valtânia Rocha, depoimento com a coordenadora pedagógica Valdênia Rocha e a apresentação de um grupo de apoio criado por alunas da 2ª série "A", turno vespertino, que tem como objetivo apoiar os jovens da escola que estejam passando por momentos difíceis e precisando de ajuda emocional. O grupo contará com participação da gestão escolar, professores e funcionários e apoio da psicóloga.

A supervisora pedagógica revela que a campanha tem como foco conscientizar o jovem sobre a valorização da vida. "Essa campanha surgiu após alguns acontecimentos que deixaram a comunidade escolar em profunda tristeza e apreensiva. Dois jovens foram vítimas de suicídio em um curto período de tempo e alguns jovens praticando automutilação. Isso nos causou ainda uma enorme preocupação, assim surgiu a necessidade de nos engajarmos nessa campanha", revela.

No início do ano letivo, em fevereiro, toda comunidade escolar da pequena Alagoinha do Piauí ficou bastante perplexa e entristecida com a morte prematura de um aluno vítima de suicídio. No mês seguinte outro jovem, ex-aluno da referida escola, também comete suicídio.

"Diante de tanta tragédia a comunidade escolar sentiu a necessidade de agir na busca da conscientização dos nossos jovens para a valorização da vida", completa a supervisora pedagógica.  Ainda, segundo o Núcleo Gestor, a campanha se estende por tempo indeterminado.