Professores recebem formação em programação e robótica

Com o intuito de tornar o ensino mais atrativo na disciplina de Ciências da Natureza, dez professores da rede pública estadual de ensino estão participando do curso de formação na área de tecnologia voltados para a experimentação de programação e robótica em sala de aula. O curso é ofertado pela GEFAPE (Gerência de Formação dos Professores) do ISEAF - Instituto Superior de Educação Antonio Freire em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). 

Tendo como público-alvo professores nas disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza as aulas acontecem no laboratório de informática do ISEAF. A oficina tem carga horária de 60 horas, com aulas semanais de 3 horas, mais atividades a serem entregues na plataforma Edmodo, completando assim 1 hora de carga prática no curso.


Responsável pela atualização na formação dos professores, Ranildo Lopes, destaca que o objetivo das oficinas é apresentar aos docentes diferentes tecnologias de comunicação e informação para o uso em sala de aula.

"Já estamos no quarto encontro, sempre aos sábados, mostrando como aplicar a Robótica e Programação (com linguagem e de forma lúdica) para a sala de aula, a fim de utilizá-los em sua prática pedagógica, fazendo com que a escola inicie uma prática educacional tecnológica. O curso para formação de professores, além de trazer novas oportunidades, pode fazer com que muitos profissionais redescubram o prazer de ser professor", explica.


No curso os professores, agora nos papeis de alunos, estão recebendo as aulas com conteúdos sobre Lógica de programação e metodologias; Programação em blocos - scratch com arduino para sala de aula; Experimentos com arduino e montagem do carro (robô) e A experimentação no ensino de ciências da natureza, uma proposta com materiais de baixo custo. 

Ao fim de cada oficina, o professor deve apresentar um projeto escrito e a prototipagem (projeto já construído no fim do curso) a ser aplicado em sala de aula.