Escola debate valorização da mulher e combate ao feminicídio

Os estudante do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Conceição Salomé participaram na manhã desta sexta-feira (29) do projeto "Papo com a PC", discutindo o feminicídio e a relação da valorização da mulher. Esteve a frente do bate papo com os alunos a agente da Policia Civil do Piauí, Lucivania Vidal.

Implementado nas escolas públicas do Estado, o projeto é resultado da parceria entre Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Estado da Educação, através da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), que visa aproximar jovens, na faixa etária entre 15 e 29 anos, da Policia Civil do Piauí ao promover discussões sobre prevenção e repressão da criminalidade.


A iniciativa é voltada aos jovens estudantes da rede pública estadual esclarecendo via exposições sobre o funcionamento da Polícia Civil e a quem eles podem recorrer em relação a crimes das mais diferentes naturezas. Foram discutidas temas como tráfico de drogas, crimes de internet, como o cyberbullying, crimes de trânsito, violência contra a mulher, crimes contra raça e gênero e contra a criança e adolescente, entre outros.

A diretora da escola, Márcia Maria Correia, destacou a curiosidade dos alunos com participações durante todo o bate papo com a agente.

"Nossos alunos interagiram e ficaram atentos o tempo todo fazendo colocações pertinentes a problemática de violência contra a mulher. Em algumas falas percebemos até algumas situações vividas em casa mesmo. Muitas perguntas sobre quais providências tomar em tais situações", pontua.


Márcia acrescenta ainda que o CETI realiza outras ações debatendo junto aos alunos os temas expostos. "Temos ações constantes nessa linha como a caminhada do Dia da Mulher realizada com tema "Pela vida e bem viver das mulheres", desenvolvemos uma política de muita conversa junto aos alunos para saber cada vez mais da sua vida seus problemas na escola ou na família, e procuramos ficar próximos dos alunos", finaliza a gestora.