Alunos expõem obras literária com apresentações artísticas

No intuito de tornar mais atrativo o conteúdo discutido em sala de aula aos estudantes, a equipe gestora do Centro de Ensino de Tempo Integral - CETI Maria Antonieta proporcionou um ambiente de interação entre os diferentes grupos de alunos durante o projeto "Penso, logo existo", na disciplina de língua portuguesa. As atividades foram realizadas na última terça-feira (26), na unidade escolar, localizada no município de Valença do Piauí.

Coordenados pela professora de língua portuguesa, Ana Lúcia, os alunos expuseram as narrativas de uma obra literária para os colegas de turma e a partir de um questionamento prévio sobre os gêneros literários: nome do livro, autor(es), o que mais gostaram. Nesta etapa os alunos destacaram alguns autores consagrados que escreveram e escrevem para o público infantojuvenil.

Iniciando as apresentações do projeto, foram escolhidas músicas para a entrada triunfal dos representantes dos escritores célebres da literatura brasileira: Cecília Meireles, Machado de Assis, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector, seguindo da formação de grupos para trabalhar textos e apresentá-los na sala.

Já com as obras literárias escolhidas, os alunos selecionaram as narrativas de mistério ou enigma para a leitura 1 do livro didático em grupo. Nesta dinâmica, os alunos teriam que descobrir os enigmas e desafios diante de uma investigação da obra literária.

A diretora do CETI, Elisângela Melo, explica que ao propor a dinâmica "Penso, logo existo" os alunos se envolveram mais com a leitura da obra literária.

"Os alunos analisaram a história dos livros, trabalharam as questões de entendimento do texto, contaram alguns casos como exemplos de filmes, leitura e fizeram uma produção textual, facilitando assim a compreensão do texto proposto. Alguns grupos apresentaram na sala de aula, e três grupos optaram em apresentar no pátio da escola com a presença do 7° ano A e o professor da sala, além da presença do coordenador pedagógico, Aderson Leite", disse a diretora.