Jovem de Futuro encerra Semana de formação

Empoderamento , corresponsabilização. Foi com essas palavras que o coordenador de Ensino da 4ª Gerencia Regional de Educação, Avelar Almeida avaliou sua participação no 1º Encontro de Formadores do Estado do Piauí, da ferramenta de gestão Jovem de Futuro. O evento aconteceu durante três dias no Gran Hotel Arrey e finalizou na tarde desta quinta-feira, 28 de março.

Avelar afirma que os conteúdos abordados na formação proporcionam reflexões importantes sobre o processo de aprendizagem dos estudantes e o planejamento administrativo da escola. "Esse é um momento de estrema importância pois, abre uma nova aba na dimensão formativa que já trabalhamos nas Gerências, estamos agora empoderados da ferramenta Jovem de Futuro, que é um instrumento de trabalho que não é só técnico mas ele é pedagógico, é um caminho para trabalharmos a melhoria da proficiência do aluno no chão da escola", fala entusiasmado o coordenador.

A formação teve o objetivo de alinhar os principais conceitos, valores e princípios que subsidiam o Jovem de futuro, com a intenção de fortalecer e instrumentalizar a equipe de formadores do Estado do Piauí no apoio à implementação do Circuito de Gestão na rede.

O último dia do evento iniciou com uma retrospectiva do que eles fizeram ontem da ideia de escuta e compreensão. Em seguida falaram do Sistema de Gestão de Projetos (SGP), que é uma ferramenta virtual de gerenciamento na qual as escolas registram o andamento das atividades do plano de ação e o orçamento utilizado. Assim o gestor pode fazer um acompanhamento sistemático das propostas, identificando desvios com relação ao que foi planejado.

"Depois que fechamos esse momento de ontem passamos para o SGP para eles entenderem os comandos que o SGP realiza, a conversa foi um pouco pedagógica da importância do uso da ferramenta e a partir dai fizemos uma navegação teleguiada pelo perfil do Agente do Circuito de Gestão -ACG , quais são os principais comandos que eles precisam vê,  depois falamos da importância de fazer o registro na ata porque isso da ciência de que a visita aconteceu , em seguida entramos no planejamento, o JF no estado já está na fase de 1 e 2 visita de planejamento, então falar um pouco dessa ferramenta é também trazer o que é de rotina do trabalho deles", declara Elisângela Pires, gestora de Aprendizagem do Instituto Unibanco.

Elisângela, avalia o evento como um movimento muito importante para o Estado. "Esses profissionais que estão envolvidos nesse processo são essenciais, eles que ficam lá na ponta, estarem aqui é o primeiro ganho, o segundo  é a horizontalidade dessa informação que conseguimos conduzir ao longo desses três dias, de falar o que é o Jovem de Futuro, quais são os autores que fazem parte desse processo a responsabilidade de cada um, para além disso, tem o fortalecimento desse grupo, temos uma ideia de que eles consigam levar um pouco do encontro para o local de trabalho, fazer uma associação do que eles vão fazer, a partir dai a gente começar acompanhar e verificar quais foram as dificuldades, os aprendizados, desafios que esse grupo tem para se tornar um grupo mais sólido e realizar o trabalho que já é deles mas que está ampliando agora, é de grande valia esse momento", avalia Elisângela.

Na avaliação de Sula Carvalho, coordenadora de Ensino da 5ª Gerência Regional, do município de Campo Maior, as formações são fundamentais para o acompanhamento e continuidade das ações. Para ela, um momento marcante do primeiro dia de encontro foram os depoimentos dados pelos participantes do evento. "Momentos de trocas de experiências e relatos de ações bem sucedidas são sempre muito inspiradores e ricos", finaliza Sula.