Papel do gestor é tema de formação do Jovem de Futuro

As atividades do 1º Encontro de Formadores do Estado do Piauí, da ferramenta de gestão Jovem de Futuro, continuam a todo vapor. O evento acontece no Gran Hotel Arrey e prossegue até amanhã, 28 de março.

A formação tem o objetivo de alinhar os principais conceitos, valores e princípios que subsidiam o Jovem de futuro, com a intenção de fortalecer e instrumentalizar a equipe de formadores do Estado do Piauí no apoio à implementação do Circuito de Gestão na rede.

Clebe Gonçalves, gerente do Ensino Médio da Seduc, falou sobre esse momento de formação. "Estamos iniciando o circuito de Gestão em 2019 com uma metodologia diferente, o JF esta no Piauí há cinco anos e no transcorrer dos anos ele foi ganhando uma roupagens visando sempre o processo da melhoria de aprendizagem da nossa rede e também fortalecendo o papel do gestor escolar. Esse ano estamos trabalhando no fortalecimento do papel do gestor regional e do coordenador de ensino que é a pessoa que está mais próximo a escola em cada ponto do estado", declara.

O diretor falou ainda da importância de fortalecer as metas do JF. "Estamos trazendo esses gestores de todo o estado para uma reciclagem. Durante três dias os educadores estão tendo a oportunidade de se aprofundar no que é proposto por essa metodologia JF, quais os objetivos trabalhados principalmente dentro da gestão escolar e qual a finalidade máxima, que são os resultados educacionais melhorados, tanto no que tange à rotina do professor e, principalmente, os resultados para o aluno, temos um objetivo em comum que é o desenvolvimento do alunos e essa formação tem por finalidade que essa aprendizagem do alunos seja a melhor possível  e fortalecendo esse papel do sujeito que está lá na regional, entendemos que qualquer dificuldade eventual que se tenha em uma escola próxima à regional esse sujeito está apto a fazer as sugestões, modificações e proposições que permitirão uma melhoria imediata e não ficar tão dependente da central", afirma.

O gestor de Implementação do Instituto Unibanco, João Cláudio Peixoto, fala da parceria de sucesso entre SEDUC  e Unibanco que vem fortalecendo a gestão escolar.  "Essa parceria começou em 2015 com a entrada do JF no estado do Piauí contemplando 139 escolas do ensino médio. Com o passar dos anos, esse número foi aumentando passando para 250 em 2017, 450 em 2018 e hoje estamos em todas as escolas de ensino médio do estado do Piauí. Essa parceria com o Instituto Unibanco apoiando a construção de uma metodologia chamada de Circuito de Gestão para melhorar o desempenho das escolas e consequentemente o desenvolvimento dos alunos", afirma Peixoto.

João fala ainda que os resultados da implantação da ferramenta de gestão Jovem de Futuro são vistos nos resultados das aprovações dos alunos. "Temos tido resultados positivos. Fizemos a avaliação de impacto onde tínhamos um recorte de escola de controle que não tinha o JF e escolas que tinham o JF, o desempenho das escolas de JF ultrapassava 50% das escolas de controle, entendemos que o programa funciona e hoje ele está funcionando com uma metodologia de gestão da SEDUC, ele é trabalhado tanto na dimensão da Secretaria de Educação, regional e escola", finaliza o gestor.

Girlene Brito é Coordenadora de Ensino da 10 GRE, da cidade de Floriano, e disse que o encontro fortalece ainda mais as ações nas escolas. "Esses dias estão sendo formativos com o objetivo de fazer uma retrospectiva do JF na perspectiva de gestão para aprendizagem, ontem fizemos  essa retrospectiva da linha do tempo  do JF no Piauí, hoje estamos revendo os conceito desse método. Essa ferramenta é transformadora,  muda o chão da escola. Ela proporciona  uma educação de qualidade, a partir da corresponsabilização de todos os sujeitos envolvidos, então, estar aqui é de grande importância porque nós vamos voltar para nossas Gerências Regionais com força, renovados com o intuito de chegar em cada unidade escolar para juntos com a dupla gestora, alunos e professores estarmos buscando uma melhor qualidade de educação com foco na aprendizagem, taxa de aprovação e assim alcançar bons resultados nas avaliações externas", finaliza a Girlene.