Projeto Construtores do Amanhã e do Mundo combate depressão

A depressão, um problema presente na realidade de milhares de pessoas do mundo, também tem afetado jovens entre 12 e 17 anos. De acordo com a Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, os casos aumentaram em 37% em quase uma década. Pensando em combater e prevenir esse problema, a equipe pedagógica do Centro Estadual em Tempo Integral (Ceti) Moaci Madeira Campos, no bairro Saci, zona sul de Teresina, iniciou o projeto Construtores do Amanhã e do Mundo que vai levar aos 170 alunos matriculados na escola da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) momentos de dinâmica e interação com profissionais da psicologia pela técnica terapêutica Ramain-Thiers. 


Nesta quarta-feira (27), a psicóloga Katiana Dias, da 19ª Gerência Regional de Educação (GRE), junto com a professora Márcia Regina, trabalharam sobre o tema autoestima e o papel do jovem na sociedade.



O trabalho preventivo será desenvolvido como projeto piloto uma vez por semana com os alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio em forma de oficinas terapêuticas com momentos de acolhimento, trabalho corporal, verbalização e compartilhamento dos resultados. A partir daí, os profissionais esperam obter do grupo mudanças de atitude necessárias para o crescimento, desenvolvimento criativo e busca da autonomia de cada participante.


O projeto nasceu da necessidade de ter um olhar mais cuidadoso ao aluno, devido às experiências de anos anteriores. "A falta de perspectiva, de objetivos, de autoestima, levaram alguns alunos, principalmente do 1º ano do Ensino Médio, em um índice significativo de falta de estímulo e, consequentemente, à desistência e até à automutilação, então veio muito a calhar. Esse projeto é pioneiro aqui comigo e pode ser ampliado, pois é muito importante porque todas as escolas necessitam de um trabalho mais voltado para o aluno", explicou a professora Márcia Regina.



"Necessitamos destes momentos para ajudar a identificar possíveis casos de alunos que estejam necessitando de ajuda e assim tomarmos providências para encaminhar esse aluno a um atendimento médico", ressalta a coordenadora pedagógica do Ceti, a professora Verbena Roque, que pretende dar continuidade ao projeto no próximo ano.