Certific-PI atrai trabalhadores de outros estados

 

O Programa de Certificação Profissional do Piauí (Certific-PI) está atraindo trabalhadores de outros estados brasileiros, que buscam o reconhecimento acadêmico da experiência profissional adquirida no decorrer de anos de trabalho. A primeira turma do programa encontra-se em fase de conclusão. São técnicos em telecomunicações ávidos pelo primeiro diploma.  

 

Um desses profissionais é o paulista Marcelo Oliveira Capuchinho. Chegado há pouco mais de um ano dos Estados Unidos, onde trabalhava, Marcelo encontrou no Piauí uma oportunidade única de ter sua experiência profissional reconhecida através da certificação.

 



"Trabalhei toda minha vida com jornalismo e transmissão de TV, 20 desses anos nos Estados Unidos onde aprofundei meus conhecimentos em telecomunicações cuidando da parte técnica da transmissão de jogos esportivos. Quando retornei ao Brasil, fiquei sabendo do Cetific em âmbito nacional e que o Piauí era o único a oferecer o programa na área que almejava. Ai, não pensei duas vezes", observa o trabalhador.

 

O programa, que tem a proposta de levar o trabalhador que exerce uma função, sem um curso ou certificado específico, a adquirir formalmente o diploma da área em que está em pleno desenvolvimento de atividades, encontra-se na fase de avaliação coletiva. Já a próxima etapa consiste nas avaliações do desempenho profissional, uma prova prática com o objetivo de verificação do domínio de conhecimento da área, para a então certificação.

 


A psicóloga do Certific, Marina Nery, explica que o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está proporcionado a trabalhadores e empresas um programa que além de qualifica promove a expansão do mercado de trabalho.

 

"Diante da dificuldade para muitos de ir à escola, poder ter a chance do reconhecimento de habilidades depois de muitos anos no mercado e ter seu certificado, isso representa muito para muita gente, para as empresas que tem dificuldade de encontrar profissionais qualificados, e principalmente certificados, e para os profissionais que conseguirão comprovar sua experiência e qualificação. Isso promove a expansão do mercado, todo mundo ganha", finaliza a psicóloga.