Didácio lança projeto Agentes da Cidadania

O Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva recebeu na manhã desta sexta (22), a apresentação do programa "Eleitor e Político do Futuro" com realização de palestras do projeto Agentes de Cidadania, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (EJE/TRE-PI). 


Em sua terceira edição, o projeto Agentes de Cidadania é disponibilizado às escolas públicas e privadas da Capital, com o objetivo de levar discussões sobre direito eleitoral, política e cidadania. Já o programa Eleitor e Político do Futuro trata de Eleições Parametrizadas e está na sua primeira edição.



De acordo com o diretor da escola, Alberto Machado, é um trabalho bastante necessário em um momento como esse que vive nossa nação. "O foco maior é desenvolver a consciência política e eleitoral dos nossos estudantes, com os esclarecimentos necessários e propondo a ideia de combate a corrupção, mostrando que esses estudantes que hoje são eleitores, poderão ser nossos futuros governantes, com isso, eles serão disseminadores desse projeto no nosso estado", afirma o diretor.



Durante o dia aconteceu a apresentação da palestra que dá nome ao projeto, onde todos os detalhes foram expostos para os estudantes da escola. Logo após houve a eleição dos líderes de turmas do Ceti, onde cada sala teve duas chapas de líder e vice-líder.



O projeto funciona como uma simulação de eleições, onde a escola é a nação e cada sala de aula os estados. Com formações de mesários, urnas eletrônicas, tudo feito como uma eleição normal. Haverá ainda uma capacitação para os mesários para quem vai trabalhar, e também a diplomação no TER como uma eleição normal, onde os professores serão os juízes e a escola o TRE.


O TER além de fornecer todo o material para os alunos durante o evento, ainda irá providenciar o título eleitoral de todos que já poderão votar nas próximas eleições.