Certific-PI realiza Vivência em Grupo com cursistas

  

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, na segunda-feira (18), a etapa Vivência em Grupo, do Programa de Certificação Profissional do Piauí (Certific-PI). O programa tem a proposta de levar o trabalhador que exerce uma função, sem um curso ou certificado específico, a adquirir formalmente o diploma da área em que está em pleno desenvolvimento de atividades.

 

Na última semana, os inscritos passaram por entrevistas multidisciplinares, entrevistados individualmente por psicóloga e assistente social, seguida de avaliação coletiva. Já a fase atual consiste nas avaliações do desempenho profissional, que será seguida de uma prova prática com o objetivo de verificação do domínio de conhecimento da área, para então acontecer a certificação dos trabalhadores participantes do processo.

 

 

A psicóloga do Certific, Marina Nery, explica que a etapa atual do programa Certific é referente à Vivência em Grupo. "Nessa fase, o trabalhador estará inserido com outros trabalhadores e cada um confeccionará um material chamado ?Mapa da Vida Profissional? relacionado com a história de vida e profissional. Esse material produzido será analisado pela banca certificadora e será importante para aprovação do trabalhador no processo de certificação", relata.

 

 

 

Os 77 inscritos na primeira versão do Certific-PI foram divididos em turmas para a atividade coletiva, com os encontros acontecendo também nos dias 21, 23 e 25 deste mês, no Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações no Estado do Piauí (Sinttel).