Primeira turma de Açúcar e Álcool concluem projetos


No último sábado (26) os alunos Centro de Educação Profissional Rural Frei José Apicella, localizado  na cidade de Guadalupe, distante 350 km da capital Teresina realizaram as apresentações dos projetos conclusão de curso 2018. A ação teve como propósito avaliar o entendimento dos conhecimentos repassados aos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os trabalhos apresentados são resultados das atividades da primeira turma de formandos de Açúcar e Álcool no Piauí. Dentre os assuntos apresentados pelos concludentes estão os temas voltados ao mercado local como: Qualidade da Gasolina Comercializada no município de Guadalupe-PI, de autoria dos alunos Francisca Cassandra Pereira de Barros e Jackyson Cardoso Miranda da Silva.


Com o tema envolvendo a sustentabilidade as estudantes Daniela Messias de Passos e Wiliany Almeida Santos Sousa apresentaram trabalho sobre a "Utilização do bagaço da cana-de-açúcar para produção artesanal do papel biodegradável". Os orientandos Edineide Moreira Sousa e Paloma Matos De Sá abordaram o "Uso apropriado de equipamentos de proteção individual-EPIs na segurança do trabalho no meio rural em Guadalupe-PI" em suas análises.

A temática "Prevalência de patologias (doenças) que acometem um canavial localizado no município de Guadalupe-PI" foi abordada pelos alunos Aiude Ramos de Passos Gomes e Maria de Fátima Santana da Silva. Já os alunos João Vitor da silva Oliveira e Rayse Martins Ferreira analisaram o "uso de três diferentes  tipos de adubação no solo sobre o crescimento e a produtividade da cana de açúcar".

Durante todo o processo de execução e apresentação dos trabalhos os alunos receberam orientações dos professores Kléber Diego, Edilson Coelho, Tailândia Pereira de Sá, Terezinha da Silva Costa.

"É importante que o foco dos primeiros alunos formados pelo estado do Piauí, dentro da educação profissional, tenham o conhecimento voltados para o empreendimento sucroalcooleiro local e ao desenvolvimento local em suas análises", destacou o diretor do centro de educação, Kléber Diego, sobre a primeira turma de Açúcar e Álcool em Guadalupe abordar o local em suas temáticas.