Professores são beneficiados com afastamento para estudos

Mauro Bezerra Sousa é professor da disciplina de física na rede estadual de ensino. O docente é um dos 40 beneficiados com o edital de afastamento, oferecido pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que permite que o professor se dedique aos estudos sem perder o salário.

"Considero de muita importância esse incentivo que nos é dado pela Seduc para que possamos nos dedicar aos estudos, nos capacitar e contribuir ainda mais com a educação", disse Mauro Bezerra.

Nesta terça-feira (29), o secretário de estado da educação, Helder Jacobina assinou, no Palácio de Karnac, o ato de afastamento de 40 professores aprovados para mestrado ou doutorado permitindo que eles possam se afastar das atividades laborais para cursar pós-graduação stricto sensu.

"Já são mais de 200 professores beneficiados desde 2015 e para a Seduc é importante incentivar esses profissionais a se capacitarem, como um ato de valorização do servidor, por isso hoje assinamos o decreto de autorização para o afastamento desses professores", afirma o secretário.

A diretora do Centro de Formação, Gildete Millu, ressalta que os professores estão muito satisfeitos com a iniciativa da Seduc em proporcionar tamanho benefício. "No edital desse ano, foram selecionados 40 professores, entre eles cinco para doutorado e 35 para mestrado. Onze desses professores farão os cursos fora dos Piauí, outros 29 cursarão no próprio Estado. Todos estão muito felizes e nós também em podermos proporcionar essa liberação", explica.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lança editais de afastamento duas vezes por ano, disponibilizando cerca de 100 vagas anuais para o programa.