Governo assina afastamento para pós-graduação de professores

O governador do Piauí, Wellington Dias, e o secretário de estado da Educação, Hélder Jacobina, assinam nesta terça-feira (29) o ato de afastamento das atividades laborais dos profissionais da educação básica integrantes do quadro efetivo da Rede Pública Estadual de Ensino, para participarem de cursos de pós-graduação stricto sensu ou pós-doutorado. De 2015 até hoje, cerca de 200 professores participaram do programa.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lança editais de afastamento duas vezes por ano, disponibilizando cerca de 100 vagas anuais para o programa. A coordenadora do Setor de Afastamento para Estudos Stricto Sensu do Estado, Franciane Sousa, revela que os professores são selecionados por uma comissão composta por vários órgãos.

"No edital desse ano, foram selecionados 40 professores, entre eles cinco para doutorado e 35 para mestrado. Onze desses professores farão os cursos fora dos Piauí e por isso necessitam de um decreto que será assinado pelo governador. Os outros 29 cursarão no próprio Estado com a portaria assinada pelo secretário da Educação", explica a coordenadora.

O edital contempla professores aprovados para mestrado ou doutorado permitindo que eles possam se afastar das atividades laborais para cursar pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado) e pós-doutorado, dentro e fora do Estado, por meio de programas reconhecidos pela Capes/MEC. Os salários dos professores, caso não estejam em estágio probatório, se transformam em bolsas de estudo, permitindo que os mesmos se dediquem aos estudos.

A solenidade de assinatura do decreto, da portaria, do termo de compromisso e licença para estudos acontece às 11h, no Palácio de Karnak.