Segunda Revisão Pré-Enem Seduc reúne alunos de 11 municípios

Mais de 6 mil estudantes de Teresina, cidades vizinhas e do Maranhão aproveitaram a manhã deste domingo (27) para participar da segunda Revisão Pré-Enem Seduc, que aconteceu no Theresina Hall.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e tem como objetivo ampliar as opções de preparação para o Enem aos alunos da rede pública de ensino, mas com entrada garantida também para alunos da rede privada e egressos.

Os estudantes assistiram aulas de Redação, com professor Rufino; Linguagens, com Nilson Ferreira; Matemática, com Wagner Filho; História, com Flávio Coelho; e Biologia, com Tércio Câmara. Como este ano o peso das notas de Linguagens, Redação e Matemática será maior, essas disciplinas ficarão fixas em todas as revisões futuras, alternando-se as demais.

As aulas foram transmitidas pela TV Meio Norte e Canal Educação. O sinal do Canal Educação, que atende a alunos de todos os municípios do estado, chega hoje a mais de 900 kits em toda a rede estadual de ensino.

"O suporte de transmissão à Revisão Pré-Enem Seduc é muito amplo. Mesmo que o aluno não tenha como vir à revisão presencial, ele tem muitas opções para acompanhar as aulas, tendo em vista que todo o material é disponibilizado online depois que cada revisão acontece", explica Ellen Gera, superintendente de Ensino Superior da Seduc.

Além da transmissão via TV e Canal Educação, a Seduc disponibilizou mais de 30 ônibus para que as Gerências Regionais de Educação (GRE) de Teresina pudessem levar os alunos à revisão. "Além dos nossos ônibus, temos também uma caravana de Parnarama, no Maranhão, que sempre vem às nossas revisões", disse Aline Dias, uma das supervisoras do Canal Educação. Alunos dos municípios de Altos, Beneditinos, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa do Piauí, Prata, Pau D?Arco e União também vieram para assistir às aulas.

"Dentro do possível, nós trazemos alunos para participar de todas as revisões. Temos uma equipe bem engajada que faz divulgação das revisões em todas as escolas e, os que não podem vir, acompanham pelo Canal Educação", explica Aricélia Barros, coordenadora do Canal Educação na 18 Gerência Regional de Educação (GRE).

Lucas Luz, aluno do 3º ano da U. E. Estado de São Paulo, frequenta as revisões do Pré-Enem Seduc desde o ano passado, quando fez Enem como treineiro. "As revisões nos ajudam bastante e é uma grande oportunidade que a Seduc dá aos alunos para conseguir aprovação no Enem. Gosto muito de participar porque essas aulas abordam os temas que caem no Enem, melhorando nosso conhecimento e complementando o conteúdo de sala de aula", explica.

O professor de linguagens, Nilson Ferreira, acredita que todos os alunos devem ter oportunidade de se preparar bem para o Enem. "Nossos alunos de escola pública merecem ter as mesmas oportunidades que os alunos de escolas privadas. Temos excelentes alunos que só precisam do estímulo correto para vencer. A Seduc está fazendo um bom trabalho ao ajudar a equipar o ensino público com o privado, abrindo caminho para que os alunos da escola pública possam concorrer em pé de igualdade", afirmou o professor.

A novidade dessa revisão foi a distribuição de cadernos especiais de questões. O material contém um código que, acessado pelo celular por meio do aplicativo Magipix, disponibiliza vídeos com aulas e dicas para o Enem.

Com esse aplicativo, os alunos podem ter acesso a todas as videoaulas para revisar quantas vezes desejar, podendo levar de fato a revisão para casa. Mas para isso, eles precisam receber as apostilas nas revisões para acessar com o aplicativo. Todas as questões foram gravadas pelos professores que participam das revisões e estão bem focadas e customizadas para ajudar o aluno a ganhar tempo em casa.

De acordo com Ellen Gera, esta é a primeira vez que a tecnologia de realidade aumentada é utilizada para a educação no Piauí. "Com mais essa novidade no Pré-Enem Seduc teremos, mais uma vez, bons resultados no Enem com nossos alunos. Há quatro anos o Pré-Enem Seduc vem ajudando os alunos da rede pública estadual de ensino, fazendo com que por dois anos seguidos o Piauí obtivesse o menor número de abstenções na prova e aprovando um número recorde de alunos nas universidades brasileiras, tudo isso com muito trabalho e dedicação dos nossos profissionais", finaliza.