Educadores elaboram currículo preliminar do Piauí

 

  

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com apoio do MEC e da Fundação Lemann realizaram nesta sexta-feira (25) uma oficina para construção e execução da versão preliminar do currículo estadual para a Educação  Infantil e Ensino Fundamental do Piauí.

O encontro aconteceu no Centro de Formação Antonino Freire e ao final da discussão, foram sistematizadas as planilhas de discussão dos objetos do conhecimento e habilidades para cada componente curricular do currículo do Piauí, tendo em vista a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A coordenadora de Etapa da BNCC pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Marília Aragão, revela que 80 pessoas participam da oficina, entre redatores e professores especialistas. "Estamos analisando os textos introdutórios, o organizador curricular da BNCC nas áreas do conhecimento e dos componentes curriculares com as equipes de especializadas de vários municípios e instituições afim de subsidiar o trabalho dos coordenadores e redatores para elaboração da versão preliminar um currículo próprio do Piauí. O próximo passo é reunir os Coordenadores das Comissões municipais e dar as orientações de estudo e análise", explica. 

Durante a discussão os participantes ficaram em grupos específicos das disciplinas e em Plenárias contextualizando, complementando, aprofundando e analisando os objetos de conhecimento e habilidades propostas na BNCC. "A Base Nacional Comum garante os direitos de aprendizagem e o currículo a representatividade das regiões", diz a professora Marília.

 

A coordenadora estadual da BNCC na Undime e secretária municipal de Educação de Barras, Lourdes Moraes, fala da expectativa dos profissionais da educação. 

"É um momento único porque a partir de agora vamos trabalhar com um documento que vai alinhar a educação de todo o Estado. Sempre foi um sonho e acho que é um momento de expectativa de todos os profissionais da educação para que o Piauí possa desenvolver uma educação de qualidade e equidade. É um momento de tirar dúvidas e ter um conhecimento mais profundo da estrutura curricular que vamos construir", esclarece.