U. E. Agripino Oliveira usará urna eletrônica em votação

A Unidade Escolar Agripino Oliveira, localizada no bairro Parque Piauí, está desenvolvendo o projeto Representantes de turmas, desenvolvendo a cidadania, com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Os 154 alunos da escola irão escolher seus representantes de classe por meio do voto eletrônico, direto e secreto, tal qual o utilizado nas eleições municipais, estaduais e federais.

"Com esse projeto, pretendemos possibilitar a formação da consciência política dos nossos alunos para que se comprometam com a cidadania enquanto sujeitos na construção de uma sociedade mais justa e solidária", explica Adriana Lebre, gestora da escola.

A diretora explica que a figura do representante de classe é muito importante, tendo em vista que é um aluno da própria classe, escolhido para representá-la nas reuniões da escola. Com o cargo, recebe funções como dar avisos, além de ser capaz de ouvir a turma e expressar suas opiniões em reuniões, eventualmente tendo de defender algum aluno e esclarecer mal-entendidos.

"É recomendável que seja alguém com capacidade de se expressar e com comportamento razoável. Além disso, é importante que o representante seja capaz de relatar aos professores (se for o caso) ou equipe gestora, problemas que estejam ocorrendo na turma", esclarece Adriana.

O projeto Representantes de turma, desenvolvendo a cidadania, pretende possibilitar a formação da consciência política dos alunos para que se comprometam com a cidadania enquanto sujeitos na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Para a eleição, todos os alunos foram envolvidos e, durante a semana, os professores de todas as disciplinas trabalharam o tema em sala de aula, ajudando os alunos com reuniões de propostas de pleitos, debates e treinamento com um técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que todos se familiarizassem com o processo de votação por urna eletrônica.

Cada uma das sete turmas da escola escolherá seu representante e o vice-representante, num universo de 3 candidatos por sala. A conclusão do projeto será no sábado (26), com a eleição parametrizada com urnas cedidas pelo TRE, das 08h às 10h, seguida de apuração dos resultados.

Serviço:

Eleição dos representantes de turma da U.E. Agripino Oliveira