Equipe do Piauí conhece experiências educacionais no Ceará

O Superintendente de Ensino, Carlos Alberto Pereira e Gerente do Ensino Fundamental da Seduc, Marilia Aragão, visitaram nessa quarta-feira (23), a Secretaria de Estado da Educação do Ceará, para conhecer o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). Nosso Superintendente de Ensino, Carlos Alberto Pereira e Gerente do Ensino Fundamental da Seduc, Marilia Aragão, visitaram nesta quarta-feira (23), a Secretaria de Estado da Educação do Ceará, para conhecer o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). A ideia é levar para o Piauí esse programa tem resultados bastante sustentáveis e reconhecimento nacional.

A equipe da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (Copem), da Seduc/CE  apresentou as características do Programa na atuação junto à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

O orientador de fortalecimento da aprendizagem Seduc /CE, Idelson Paiva Jr,  ressalta que o regime de colaboração cearense , por meio do Paic, foi concretizado com atuação focada em cinco eixos:  gestão municipal; alfabetização;  educação infantil;  formação do leitor; avaliação externa. "O PAIC se tornou referência nacional por causa dos significativos avanços registrados na aprendizagem dos alunos, dentre os quais podemos destacar uma evolução do patamar de 30 % em 2007 para 90% em 2017, de crianças com nível desejável de alfabetização. O avanço também foi observado com relação ao IDEB. Das 100 escolas com melhor IDEB no Brasil, 77 são cearenses", frisa.

Segundo Carlos Alberto o programa vem atraindo a atenção do Piauí há algum tempo. "O Ceará tem uma das experiências mais exitosas identificadas no Brasil, em termos de regime de colaboração entre estado e municípios para correção do fluxo e alfabetização na idade certa.  A pedido do secretário, viemos beber dessa água, conhecer de perto o programa, para levá-lo para o nosso Estado, adaptando a nossa realidade e necessidade", explica o superintendente.

Carlos Alberto destaca que o que grande diferencial do  Mais Paic é o regime de colaboração entre Governo do Estado e municípios. "Sem a colaboração entre estado e municípios não há avanço na educação. Isso porque o primeiro ciclo do Ensino Fundamental está concentrado na rede municipal, e esses alunos ingressam para o segundo ciclo, havendo uma transição para a rede estadual, assim como para o Ensino Médio. Trabalhando com o mesmo foco, é muito mais fácil atingir os resultados esperados", diz.