Secretário, equipe da Seduc e Unibanco alinham ações do JF

O secretário de Estado da Educação, Helder Jacobina, recebeu na tarde desta segunda-feira, 21 de maio, a equipe do Instituto Unibanco e da Seduc para uma reunião técnica, com o objetivo de  alinhar as ações da ferramenta de gestão Jovem de Futuro 2018.

Participaram do encontro, o superintendente de Ensino Superior, Ellen Gera, superintendente Institucional, José Barros Sobrinho,  superintendente de Ensino, Carlos Alberto, gerente do Ensino Médio, Cléber Gonçalves, diretora da Unidade de Gestão e Inspeção, Ana Rejane, coordenador geral  do Jovem de Futuro no Piauí, Eduardo Castelo Branco, gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo Gouveia, dentre outros.

O evento teve início às 15h. Na oportunidade foram abordadas os temas Atingimento de metas; Painel de monitoramento; Impacto Jovem de Futuro; Desafios 2018.

"Aqui é um momento onde estamos fazendo uma análise desde a implantação do Jovem de Futuro. Iniciamos o ano de 2016 com uma série de reuniões estratégicas, envolvendo superintendentes, diretores, gerentes regionais, coordenadores e supervisores educacionais da Seduc, onde analisamos os resultados de 2015 e apresentamos o desdobramentos das estratégias de implantação de circuito de gestão, denominado gestão escolar para resultado de aprendizagem. Nesta  oportunidade, entregamos para os supervisores educacionais das 139 escolas do JF, uma ferramenta muito importante para a realização de suas atividades; nootbook com modem  e chip com acesso à internet", relata o superintendente, Ellen Gera.

Ellen falou ainda, que em 2016 aconteceu a formação continuada em gestão para 400 atores, seminário estadual para 450 pessoas, seminário internacional que contou com a participação de 34 pessoas na delegação do Piauí, diálogo com a juventude reunindo 150 estudantes da rede e devolutiva pedagógica para 278 professores de português e matemática.

Na oportunidade o coordenador Geral do JF, Eduardo Castelo Branco, falou que o cenário de 2017 mostrou grandes desafios, dentre eles;  Expansão da metodologia JF para 250 escolas de Ensino Médio; Implementação de três sistemática de monitoramento e avaliação de resultados; Promoveu diálogo para a juventude  com a participação de 600 alunos; Promoveu o lançamento do longa metragem "Nunca me Sonharam" em sessão especial  em salas de cinemas, dentre várias outras ações.

"Ainda em 2017 promovemos grandes eventos, exemplo o Seminário Estadual com foco na gestão e clima escolar que foi um sucesso, além de mobilizar a participação da rede na aplicação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) no 6º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª 2ª e 3ª Série do Ensino Médio, também mobilizamos a participação da rede na aplicação da Prova Brasil", declara Castelo Branco.

O secretário Helder Jacobina finalizou o encontro falando que neste ano de 2018 foi reavaliado o circuito de gestão com foco na gestão escolar para resultados de aprendizagem, como Modelo de Gestão da Secretaria Estadual de Educação. "Expandimos a Metodologia Jovem de Futuro para as 452 escolas de Ensino Médio da rede e lançamos o Pacto pela Aprendizagem como objetivo ter alunos com altas expectativas de aprendizagem e formação cidadã; Professores de excelência; Gestores reconhecidos como líderes; Escola acolhedora e inclusiva", finaliza o gestor.