Gestores escolares viajam para intercâmbio em Pernambuco

Professores das três escolas que venceram o Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017 no Piauí, Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo (20ª GRE), de Teresina, Ceti José Alves Bezerra (9ª GRE), de Monsenhor Hipólito e Unidade Escolar Professor Ubiraci Carvalho (5ª GRE), de São João da Serra, que conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente, embarcaram na manhã desta segunda, 21, para intercâmbio de gestão no Estado de Pernambuco.

Instituído pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o PGE encontra-se em sua 16ª edição e tem por objetivos estimular as escolas de Educação Básica das redes públicas estaduais e municipais a participarem de um processo de autoavaliação da gestão escolar; valorizar as escolas públicas que se destaquem pela competência de sua gestão e por iniciativas e experiências bem sucedidas; e contribuir ainda para divulgar e disseminar boas práticas de gestão organizacional nas escolas.

Além dos diretores e coordenadores das 3 escolas vencedoras, (1º, 2º e 3º lugar do Piauí), participam do intercâmbio, os 4 gerentes das GRES de Teresina (20ª, 19ª, 21ª e 4ª), a Gerente de Gestão Escolar da Seduc - PI, professora Maria do Carmo Pires e técnicos da Seduc, onde permanecem até sexta, 25, visitando escolas e a secretaria de educação de Recife.

Escola Dário Gomes de Lima

Uma das escolas visitadas pela equipe do Piauí está localizada em Flores (PE), no Sertão do Pajeú, a Escola Dário Gomes de Lima, que representou o estado de Pernambuco na etapa regional do (PGE) 2017.  Entre os diversos pontos positivos encontrados na escola pela comissão, como projetos inovadores, participação e interação ativa com a comunidade, está a conquista do 1º lugar no Ensino Fundamental Anos Finais (média 6,23) e do Ensino Médio (média 6,80) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) no ano de 2016.

Para a diretora da U. E. Monsenhor Raimundo Nonato Melo, escola vencedora no Piauí, Mirlane Ramos, é uma oportunidade de conhecer novas experiências e trocar informações. "Vivenciar o cotidiano de uma escola que é referência também em gestão, é de extrema importância para nós que trabalhamos com educação, onde podemos analisar os resultados educacionais e planejar ações pedagógicas e as práticas de gestão com bons resultados", disse.