350 educadores do Jovem de Futuro recebem capacitação


"Com comprometimento e responsabilidades compartilhadas, é possível fazer uma gestão mais eficiente, capaz de enfrentar as desigualdades e garantir o direito à aprendizagem", com esse pensamento cerca de 300 profissionais da educação todos integrantes de escolas onde é desenvolvido a ferramenta de gestão Jovem de Futuro, finalizam o 1º Encontro GEpRA  Autoinstrucional/Mobilização e Sensibilização. O evento acontece desde terça-feira, 15 de maio no hotel Blue Tree. 

A Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem (GEpRA) é um modelo que visa contribuir para  a melhoria das rotinas da gestão escolar, criando condições que garantam a geração de resultados e o efetivo direito à aprendizagem de todos os estudantes.


A GEpRA está fundamentada em cinco princípios e valores: Participação; Altas expectativas e valorização; Respeito a contextos diversos; Necessidade de inovar; e Equidade. Esse modelo defende que esses princípios e valores sejam trabalhados de forma articulada e simultânea, criando um círculo virtuoso que garanta o direito à aprendizagem de todos.
 
De acordo com Ronana Fonseca, gestora de Aprendizagem do Instituto Unibanco, a formação teve o objetivo alcançado "Apresentamos aos gestores os instrumentos necessários para a elaboração de um planejamento de ações para as escolas, a partir do aprofundamento do conhecimento sobre a própria realidade e desafios e da análise de avaliações educacionais", avalia a gestora.


Segundo a coordenadora Pedagógica, Herciyane do Firmamento, da 6º GRE, a formação vem contribuir para implementação das ações nas escolas "Esse método visa dar instrumentos aos profissionais da educação para promoverem uma gestão escolar focada em resultados de aprendizagem e em uma atuação democrática", afirma a coordenadora. 


Saiba Mais
 
O Jovem de Futuro, realizado no Piauí pela Secretaria de Estado da Educação  em parceria com o Instituto Unibanco, é uma metodologia educacional voltada para o aprimoramento contínuo da gestão escolar com o objetivo de melhorar o resultado de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio. No Piauí, o Jovem de Futuro está presente em todas as escolas de Ensino Médio do Estado. 
 
O programa busca apoiar os gestores escolares do PI no desafio de avançar nos resultados educacionais e alcançar a meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).